Glauco Diniz Duarte – energia eólica e renovável
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a Apple anunciou hoje que investirá na construção de duas das maiores turbinas eólicas em terra do mundo, uma fonte de energia limpa que colocará a cadeia de fornecimento e os produtos da empresa mais perto de neutralizar todas as emissões de carbono. Localizadas perto da cidade dinamarquesa de Esbjerg, as turbinas com 200 metros de altura têm uma produção estimada de 62 gigawatts/hora por ano — o suficiente para abastecer cerca de 20.000 lares. A área também será um local de teste para turbinas eólicas potentes de alto mar. A energia produzida em Esbjerg abastecerá o data center da Apple em Viborg, e toda a produção excedente irá para a rede elétrica dinamarquesa.
“O combate às mudanças climáticas exige ações urgentes e uma parceria global. O data center em Viborg é prova de que podemos enfrentar esse desafio da nossa geração”, diz Lisa Jackson, vice president of Environment, Policy and Social Initiatives da Apple. “Os investimentos em energia renovável produzem inovações importantes que geram empregos de qualidade e energia limpa para empresas e comunidades locais. Precisamos liderar nessa área, para o bem do nosso planeta e das gerações futuras.”
No mês passado, a Apple anunciou seu plano de neutralizar as emissões de carbono em toda a sua operação, na cadeia de produção e no ciclo de vida dos produtos até 2030. Embora as operações da Apple já recebam energia totalmente renovável e sejam neutras na emissão de carbono, esse novo compromisso significa que, até 2030, cada aparelho Apple vendido terá impacto líquido zero no clima. Isso inclui fazer a transição de todos os fornecedores na Europa para energia renovável.
Um dos maiores sistemas de painéis solares da Escandinávia foi finalizado no início deste trimestre para abastecer o data center da Apple em Viborg. Esse foi o primeiro projeto de energia solar dinamarquês realizado sem subsídios governamentais.
Progresso no uso de energia renovável pelos fornecedores
Localizada na Alemanha, a empresa Varta esta semana se comprometeu em operar a produção destinada à Apple com 100% de energia renovável. Em toda a Europa, os fornecedores estão em busca de soluções de energia limpa para a fabricação de produtos Apple, incluindo Henkel e tesa SE, também na Alemanha, DSM Engineering Materials nos Países Baixos, STMicroelectronics na Suíça e Solvay na Bélgica. Essas soluções abrangem o contrato de compra de energia eólica da DSM nos Países Baixos e o estacionamento solar (carport) da STMicroelectronics no Marrocos. Empresas como a Solvay estão estendendo o uso de energia renovável às suas operações em geral após entrarem no Supplier Clean Energy Program da Apple há cinco anos.
A Apple lançou o programa em outubro de 2015 para ajudar os fornecedores a reduzir o uso de energia e mudar para eletricidade totalmente renovável. Desde então, 72 parceiros em 17 países diferentes se comprometeram a usar 100% de energia renovável na fabricação de produtos Apple. Quando todos os projetos forem concluídos, esse esforço terá evitado mais de 14,3 milhões de toneladas métricas de Co2e por ano — o equivalente a tirar mais de 3 milhões de carros de circulação todos os anos.
Data center em Viborg
O data center da Apple em Viborg, uma instalação de 45.000 metros quadrados que oferece suporte de rede e armazenamento de dados para os usuários na região, já está em funcionamento. Na Europa, o data center ajuda no fornecimento de serviços como App Store, Apple Music, iMessage, Siri, entre outros operados totalmente com energia renovável de projetos locais.
O projeto de energia eólica em Esbjerg sucede a conclusão recente de um dos maiores sistemas de painéis solares em Thisted, no norte de Jutlândia — o primeiro projeto de energia solar dinamarquês realizado sem subsídios governamentais. Os projetos de energia eólica e solar abastecem o data center da Apple, que acaba de ser finalizado em Viborg e usa apenas energia renovável. A Apple desenvolve os dois projetos em parceria com a European Energy.
Durante a construção, a obra do data center de Viborg contou todos os dias com mais de 600 trabalhadores especializados e incluiu diversas empresas dinamarquesas ao longo do desenvolvimento. Agora ele é operado por uma equipe de especialistas em dados, técnicos, funcionários de manutenção e segurança — muitos deles recrutados na região.
Desconto na conta de luz da Cemig!