Glauco Diniz Duarte – porque usar energia solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, qualquer empreendimento que queira se manter competitivo deve buscar reduzir custos constantemente com energia fotovoltaica. Melhor ainda se esta estratégia for aliada à inovação e modernidade. No caso de empresas com alto custo de energia elétrica, como padarias, mercearias e supermercados, uma forma prática para redução de custos pode ser a utilização da energia fotovoltaica produzida em uma Fazenda Solar.
As empresas já estão percebendo isso. O número de empreendedores que estão escolhendo a energia solar no Brasil só cresce.
Segundo um levantamento recente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a potência instalada total da fonte solar fotovoltaica, somando as grandes usinas solares e pequenos sistemas em residências, comércios, indústrias, produtores rurais e prédios públicos, já ultrapassa a soma das usinas termelétricas à carvão mineral e nucleares no Brasil.
O mundo é feito de escolhas. Vamos usar a energia do melhor jeito também?
As explicações abaixo vão te dar detalhes sobre todo o processo.
O que é Fazenda Solar?
É um campo ou área rural repleta de painéis fotovoltaicos que geram energia proveniente da luz do sol para diversos consumidores, uma modalidade também conhecida como geração compartilhada.
Para quais empresas?
As Fazendas Solares são ideais para os consumidores que querem economizar na conta de luz, usando energia limpa e renovável, sem ter que instalar um sistema fotovoltaico em sua propriedade.
Vantagens da Fazenda Solar
—-> Redução de custos
Esta é uma das maiores vantagens, já que os consumidores economizam na conta de energia sem precisar investir em um sistema próprio.
A Fazenda Solar produz energia e a injeta na rede da Cemig, gerando créditos que resultam em um abatimento na sua conta de luz.
No Brasil, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), os consumidores já pagam a 3ª maior tarifa de energia elétrica do planeta, o dobro da média mundial.
Com a energia compartilhada da Fazenda Solar é possível reduzir os custos fixos com energia elétrica em cerca de 15%. Faz muita diferença no caixa da sua empresa!
—–> Utilização de energia renovável
Energias renováveis são ideais para um futuro de energia mais sustentável. E, hoje, ser sustentável é cada vez mais cobrado das empresas, pelo mercado e pelos consumidores.
A consciência em adotar ações que não comprometam as gerações futuras, não prejudicam as matérias-primas e minimizam os impactos ambientais virou um valor a ser seguido.
Ao adotar a energia renovável, você está aplicando uma dessas ações. Isso porque a sua fonte energética virá de recursos naturais inesgotáveis, como o sol, usado para gerar energia fotovoltaica.
Então, use energia renovável!
—–> Utilização de energia limpa
A energia limpa é aquela que não queima combustíveis fósseis e não gera gases poluentes ou resíduos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
Ela também ajuda na preservação da natureza. Então, se faz bem para o meio ambiente, faz bem para sua empresa.
—–> Inovação! A energia fotovoltaica é a energia do futuro
Nestes itens acima, tocamos em dois temas essenciais para garantir o sucesso nos dias de hoje e no futuro próximo: redução de custo consciente e sustentabilidade.
Redução de custo consciente porque, para inovar, o gestor não deve gerar nenhuma desvantagem no processo de produção e precisa continuar recebendo energia de qualidade.
Sustentabilidade porque ela é a melhor amiga da inovação hoje. Empresas que querem ser valorizadas não podem deixar este quesito de lado.
—–> Não tem risco para você ou sua empresa
É comum ficarmos apreensivos em mudar. Afinal, muitas empresas estão acostumadas há anos a utilizar a energia elétrica proveniente de grandes usinas termelétricas e hidrelétricas.
Para esclarecer porque não tem risco para você e sua empresa, veja que a geração compartilhada é regulamentada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) desde 2016, através da Resolução 687/2015, que permite o compartilhamento da energia produzida pelas Fazendas Solares entre diferentes consumidores. Além disso, não há qualquer perda de qualidade no recebimento da sua energia, já que ela continua sendo entregue a você exatamente da mesma forma que é feita hoje pela Cemig.
—–> Não tem dor de cabeça para sua empresa
Para esclarecer porque não tem risco para você e sua empresa, veja que a geração compartilhada é regulamentada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) desde 2016, através da Resolução 687/2015, que permite o compartilhamento da energia produzida pelas Fazendas Solares entre diferentes consumidores. Além disso, não há qualquer perda de qualidade no recebimento da sua energia, já que ela continua sendo entregue a você exatamente da mesma forma que é feita hoje pela Cemig.
—–> Não é preciso se preocupar com manutenção
As manutenções no telhado solar vão desde a limpeza dos painéis, a troca de parafusos de fixação, o realinhamento de módulos, atualização de peças, entre outros. Nada disso é necessário quando se consome energia de uma Fazenda Solar.
—–> A capacidade de produção da energia solar no Brasil
Devido à localização geográfica e grande exposição solar durante o ano, a capacidade de produção da energia fotovoltaica no Brasil é enorme. Comparado com outras regiões, como os países da Europa, é significativamente maior.
No Brasil, é um setor em franca expansão. Segundo o CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, o Brasil tem potencial para se tornar uma liderança mundial na área. “A energia solar fotovoltaica reduz o custo de energia elétrica da população, aumenta a competitividade das empresas e desafoga o orçamento do poder público, beneficiando pequenos, médios e grandes consumidores do País”, ressalta Sauaia.
Por isso, no âmbito nacional e mercadológico, o cenário é amplamente favorável para esta energia do futuro.