Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, reduzir gastos e valorizar questões relacionadas à sustentabilidade são algumas das tendências que ganharam força com a pandemia do novo coronavírus. A aposta em energia solar está alinhada a estas premissas não apenas em momentos de crise econômica, mas principalmente por trazer benefícios duradouros.
O mercado de energia solar está em ascensão. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em 2019 as instalações das placas de energia limpa triplicaram. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), entre janeiro e maio de 2020 foi instalado cerca de 1 gigawatt (GW) de geração solar fotovoltaica do Brasil, fazendo com que o país alcançasse a marca de 5,5 GW de potência instalados, número considerado ainda baixo e com enorme potencial de crescimento.
O Ministério de Minas e Energia (MME), por meio do Plano Decenal de Expansão de Energia, estima que a instalação de placas solares deverá quadruplicar no Brasil até 2029.
Apesar de os sistemas fotovoltaicos, que transformam raios solares em eletricidade, serem mais procurados pelos consumidores residenciais, os setores de comércio e serviços, indústrias e consumidores rurais também vêm conhecendo os ganhos e apostando nesta escolha, que favorece o consumo eficiente de energia e de recursos naturais, prevenindo a emissão de poluentes.