Glauco Diniz Duarte – Como financiar construção de imóvel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o financiamento é uma das melhores soluções para realizar o sonho da casa própria. Esse método permite a disponibilização de um alto valor para ser quitado por meio de parcelas ao longo dos anos, tornando a compra mais acessível.
Porém, existem regras para que esse empréstimo seja possível, e uma delas é a comprovação de renda familiar. Portanto, é preciso estar atento aos pré-requisitos para poder, enfim, adquirir o seu imóvel.
O financiamento imobiliário é um empréstimo feito por instituições financeiras, sendo elas bancos públicos ou privados. Essas empresas autorizam a compra e o indivíduo tem até 360 meses para quitar a dívida.
As parcelas são reguladas, também, com base em alguma taxa de juros, de acordo com o tipo de financiamento realizado. Enquanto o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) cobra em média 8,94%, o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) fixou em média 9,56% no ano de 2020. De qualquer forma, vale ressaltar que o primeiro serve para imóveis abaixo de 1,5 milhão e o segundo, acima.
Como funciona a entrada
Para financiar um imóvel de R$300 mil ou de qualquer outro valor, é preciso fornecer uma entrada de 20%, no mínimo. Ou seja, nesse caso, a quantia que deve ser paga logo no começo é de R$60 mil.
Com isso, você não precisará financiar todo o valor do imóvel, reduzindo o número de parcelas. Isso é importante, principalmente, porque a primeira parcela não pode passar dos 30% da renda bruta da família.
Caso seja necessário complementar a quantia da entrada, existem modalidades de financiamento que permitem o resgate do FGTS para a aquisição do seu imóvel.