Glauco Diniz Duarte – Como investir na construção de imóveis
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o imóvel na planta ou em construção é um dos mais procurados quando se pensa em investimento no mercado imobiliário. Junto com os imóveis prontos novos, eles tiveram crescimento tanto nas vendas quanto nos lançamentos em São Paulo. Principalmente os apartamentos.
Como a construção deles está em andamento, eles possuem algumas características específicas relacionadas a isso. Algumas delas são decisivas para a escolha de investir neste tipo de imóvel.
Quais as características do imóvel na planta e do em construção?
Ambos possuem alguns aspectos em comum, que podem ser positivos ou negativos. Conheça os principais abaixo:
Personalização
A opção de personalizar o imóvel enquanto ele é construído é uma das principais vantagens do imóvel na planta e do em construção. Este detalhe possibilita que você evite ter que reformar a casa ou apartamento, em termos estruturais, no curto prazo.
Vale lembrar que o limite de orçamento também deve ser considerado.
Forma de Pagamento
Como a compra do imóvel ocorre antes dele estar pronto, os seus pagamentos contribuem para a execução da obra. É possível negociar planos de pagamento, refletidos em prazos, montante das parcelas e até em descontos no valor do bem, principalmente quando o pagamento é feito à vista.
Acabamento
Os imóveis novos e seus edifícios podem vir sem alguns acabamentos, como o piso de salas e dormitórios, por exemplo. Tanto na unidade residencial em si quanto no condomínio. Neste caso, se for no apartamento, a despesa para a conclusão fica com o proprietário. O memorial descritivo é o documento que detalha essas condições nos empreendimentos.
A decisão sobre essa condição valer a pena ou não de modo geral é feita com base na combinação de todas as vantagens e desvantagens deste tipo de imóvel e do que a incorporadora oferece no empreendimento que você escolher.
Há alguns riscos relacionados com a obra, como ela não ser concluída, atrasar muito, ou o imóvel não sair como o esperado, por exemplo.
Pesquisar muito bem sobre a construtora e a incorporadora, e sobre seus antigos empreendimentos, é essencial para evitar este problema. Contudo, é por conta deste risco extra que outros benefícios da compra do imóvel na planta ou em construção são possíveis.
Financiamento
Como o banco ou financiadora só pode oferecer crédito imobiliário para imóveis já prontos, é com a própria incorporadora que há a oferta de crédito durante a construção.
Isto acontece porque os bancos e outras instituições financeiras que oferecem financiamento imobiliário precisam de matrículas individualizadas como um dos documentos necessários para a realização do contrato, e elas só são liberadas após o Habite-se. Ele é um certificado de conclusão, por isso, não pode ser gerado antes do término da obra.
O que isso significa para quem quer investir em imóveis?
Investidores com a tese de investimento que envolve os imóveis na planta ou em construção buscam captar ganhos no preço do imóvel durante o período de construção.
Isto ocorre porque, apesar do apartamento em si ter um valor menor de investimento inicial nesses casos, ele costuma ter um bom potencial de valorização. Este resultado pode acontecer por diferentes motivos.
Além de o preço dele pronto geralmente ter um aumento natural, tanto os empreendimentos quanto os imóveis costumam ter aspectos que respeitam o que é visto como necessário agora.
Ainda, o ideal é que as incorporadoras considerem o entorno e as previsões de interesses futuros para realizar seus projetos. Teoricamente, isto garante a valorização da unidade nos próximos anos.
Outro detalhe é que há a possibilidade de ter rendimentos com aluguel enquanto a propriedade não chega em um valor desejável para a revenda.