Glauco Diniz Duarte – O que a construção civil pode fazer para reduzir os impactos ambientais
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o dilema sobre como promover o desenvolvimento da sociedade sem causar danos ambientais é sempre uma grande questão. No ramo da construção civil não é diferente; criar um modelo sustentável com avanço tecnológico e ganhos de produtividade reduzindo o impacto ambiental é um grande objetivo que pode ser alcançado, principalmente, com a adoção dos conceitos propostos pela obra sustentável.
Seja na etapa inicial de planejamento, seja na etapa de venda ao cliente, o respeito ao meio ambiente é um item que sempre está na pauta. Ao contrário do que muitos pensam, desenvolver uma obra sustentável não implica necessariamente em mais investimentos. Muitas vezes, a obra sustentável é mais vantajosa financeiramente se comparada aos modelos tradicionais.
Confira alguns dos principais aspectos referentes à obra sustentável que podem ser implementados nos mais diversos projetos e resultar em inúmeros benefícios.
Qual a relação entre a construção civil e o meio ambiente?
Construção civil e meio ambiente se relacionam em várias cadeias, desde a produção para o canteiro de obras, passando pela terraplanagem de um solo, avançando pelos materiais que serão utilizados na obra e terminando nos gastos da energia elétrica. Ou seja, um impacta diretamente o outro.
Ainda que a indústria precise avançar, as obras podem ter seus impactos ambientais reduzidos desde que tenham avanços conscientes na exploração dos recursos e espaços utilizados.
Qual o conceito de meio ambiente?
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o meio ambiente é “o conjunto de elementos físicos, químicos, biológicos e sociais” que impactam diretamente ou indiretamente todas as atividades humanas e os seres vivos.
Ou seja, é o conjunto de propriedades que fazem com que o ecossistema funcione naturalmente, incluindo atmosferas, solos, água, reino animal e vegetal.
Ainda de acordo com a definição da ONU, fenômenos climáticos e atmosféricos fazem parte desse ecossistema.
Como a construção civil impacta o meio ambiente?
A partir do momento em que a construção civil se apropria dos recursos naturais e espaços do ecossistema para seu avanço, há um impacto direto no meio ambiente.
Ou seja, seja o solo utilizado por uma obra sendo terraplanado ou mesmo os recursos naturais que irão erguê-lo, tudo é uma apropriação ambiental e impacta diretamente no ecossistema.
Qual a importância de diminuir o impacto ambiental da sua obra?
O impacto ambiental da sua obra pode ser, de certa forma, mitigado. Ainda que tal área ou recurso seja explorado, ele pode ser apropriado de forma consciente, possibilitando que menos danos ambientais sejam causados e, até mesmo, que haja retornos ao ecossistema.
A partir do momento em que conseguimos diminuir o impacto ambiental, temos a possibilidade de permitir a preservação e perpetuação desses recursos e, até mesmo, auxiliar com que esses avanços tragam retornos, como na construção de usinas ou edificações que permitam aprimoramento dos mesmos.
Construção civil e meio ambiente X sustentabilidade
É óbvio que quando pegamos por perspectiva, muito se imagina que a construção civil e sustentabilidade são antônimos. Porém, como mostraremos mais abaixo, ambas podem caminhar juntas, favorecendo o meio ambiente e a sociedade.
Confira abaixo o contexto e seus pilares de aplicação.
Qual o conceito de sustentabilidade?
Essa ideia de diminuição do impacto ambiental passa pela sustentabilidade, que é um conceito criado para explicar as ações humanas que têm como fim suprir as necessidades mundanas sem, de fato, comprometer o meio.
Ou seja, é algum tipo de ação planejada para evitar o desperdício de recursos e para a implementação de atividades que possam preservá-los ou mesmo renová-los para uma utilização futura.
Pilar social
A sustentabilidade na construção civil promove um melhor argumento de vendas, uma vez que mostra ao mercado que a obra não está em busca somente de retorno estrutural ou financeiro, mas tê-lo através de um convívio harmônico com a sociedade e meio ambiente que o cerca.
Pilar econômico
Como citado acima, um dos trunfos da construção civil aliada ao meio ambiente é que ela promove um avanço contínuo não só no aspecto social, mas também no pilar econômico.
No Brasil, por exemplo, há uma série de incentivos fiscais por parte do governo, tanto em âmbito federal, como estadual e municipal. Ou seja, uma construção que siga os pilares da sustentabilidade conta com descontos em impostos fiscais.
Esses estímulos a esse tipo de obra têm como objetivo promover o retorno econômico também à sociedade, uma vez que construções ou reformas dito ‘verdes”, ou seja, ecoeficientes, promovem:
Melhor captação e reutilização de água;
Reciclagem e reuso de resíduos de materiais de construção;
Estímulo para o crescimento de uma cultura de captação de energia solar através de placas fotovoltaicas, diminuindo o impacto nas matrizes energéticas.
Além das ações, as obras precisam seguir uma legislação ambiental. Abaixo, falaremos mais sobre ela.
Lei Federal nº 6.938/81
O Licenciamento Ambiental para obras é regido pela Lei 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, estabelecendo quais são as ações e procedimentos que empresas privadas, cooperativas e as três esferas da administração (federal, estadual e municipal) precisam tomar em busca da defesa do meio ambiente.
Ou seja, essa legislação, acima descrita, tem como propósito nortear e controlar empreendimentos e atividades efetivas em busca de um desenvolvimento econômico sustentável.
Licenciamento ambiental da obra
O licenciamento ambiental de uma obra certifica que essa construção tem condições para operar naquele local sem que traga danos ao meio ambiente. Assim, ao mesmo tempo que a legislação promove o equilíbrio das atividades em um local, consegue garantir o desenvolvimento social e econômico.
Principais certificações ambientais para a construção civil
Além da legislação, alguns selos também reconhecem algumas ações na construção civil. Veja abaixo quais são eles.
Selo AQUA-HQE
A AQUA-HQE é uma certificação internacional desenvolvida pela Démarche HQE que tem como objetivo reconhecer e premiar construções que adotem medidas plurais para evitar o desperdício e promover ações com retornos ambientais significativos.
Esse selo é um dos prêmios sustentáveis mais requisitados no mercado, promovendo às empresas a certificação de que seu consumo e ações buscam promover um pleno equilíbrio com o meio ambiente e a sociedade.
Selo LEED
O selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), que na tradução livre significa Liderança em Energia e Design Ambiental, foi criado pela United States Green Building Council, em 1993, com o propósito de incentivar e premiar as práticas sustentáveis na construção.
Nesse aspecto, o selo é entregue às companhias que conseguem promover uma série de ações e trazer melhorias no consumo de luz, água, dentre outras. No Brasil, um dos maiores exemplos de edificações reconhecidas é o estádio Mineirão, onde toda água da chuva é reutilizada internamente. A construção ainda conta com painéis fotovoltaicos para geração de energia solar.
Selo Procel Edificações
Já o Selo Procel Edificações tem como objetivo designar quais são as construções que apresentam soluções com eficiência energética.
O selo tem como objetivo motivar o mercado consumidor a adquirir e utilizar imóveis mais eficientes nesse aspecto, diminuindo assim os impactos ambientais no consumo contínuo da matriz energética.
Selo Casa Azul
O Selo Casa Azul é uma classificação criada pela Caixa Econômica Federal com propósito de classificação ASG (Ambiental, Social e Governança).
Essa classificação tem como fim reconhecer empreendimentos que adotam soluções eficientes eficientes na ideia, execução, uso, ocupação e manutenção de construções civis.
7 pilares da redução do impacto ambiental na construção civil
Pensar em uma construção civil mais harmônica com o meio ambiente passa por alguns pilares. Abaixo, listamos e explicamos cada um deles, o que lhe mostrará um caminho mais assertivo em busca do compromisso ambiental.
Projeto
Primeiramente, não existe sustentabilidade sem planejamento. Entender seu espaço e quais são os recursos que serão usados são os principais passos para conseguir um convívio harmônico entre sua obra e o ambiente ao redor.
Dessa forma, conseguirá diminuir a quantidade de lixos produzidos, a quebra inútil de materiais e o descarte indevido de resíduos.
E dentro dessa perspectiva, um conceito que pode ajudar a avançar alguns campos no projeto é a adoção da Arquitetura de Baixo Impacto, que é um conceito que busca incentivar a reutilização de materiais na construção e a necessidade de reduzir o impacto causado pela obra.
Através de um planejamento contínuo, esse conceito prioriza o desenvolvimento e utilização de técnicas e materiais de baixo custo, o que inclui a reutilização de resíduos de construção, como madeira de demolição, tijolos, fragmentos de cerâmica, etc.
Reciclagem
São muitos os insumos necessários para uma construção ser finalizada. E há de se ressaltar os inúmeros dejetos e materiais inutilizados gerados em uma obra. Um ponto de atenção é a origem desses insumos, geralmente derivados do petróleo e de outras fontes de energia não renováveis.
Como atualmente há a necessidade de preservação de fontes de energia não renováveis (principalmente devido a seu esgotamento e a impactos ambientais), reciclar materiais torna-se essencial. Isso evita a aquisição de mais insumos e, como consequência, mais uso de fontes nocivas de energia.
Além disso, os resíduos sólidos de concreto, madeira, aço, etc. podem ter um bom valor de mercado se separados e tratados corretamente.
Reaproveitamento
Quando pensamos em utilização de espaço e recursos de forma consciente, inevitavelmente falamos também do reaproveitamento de todos os recursos ou mesmo materiais.
Nessa lógica podemos entender que até mesmo o aluguel de materiais de construção, , promovem uma melhor relação da construção civil com o meio ambiente. Isso é possível pela utilização contínua e consciente dessas peças para seus fins, sem promover o desperdício ou mesmo subutilização.
Aproveitamento da água
A demanda de recursos hídricos de uma construção (mesmo que de pequeno porte) já causa, de certa forma, um impacto ambiental, devido ao grande volume de água utilizado. Por isso, as obras modernas já estão sendo planejadas com sistemas de captação de água da chuva para utilização no canteiro.
Um bom exemplo foi a reforma do estádio de futebol Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, citado anteriormente, que desde seu planejamento já contava com um elaborado sistema de aproveitamento da água da chuva, podendo economizar cerca de 5 milhões de litros.
Descarte apropriado de rejeitos
E imagine só a utilização desses recursos de forma consciente sendo que seus rejeitos são descartados de forma inapropriada, atacando o mesmo meio ambiente que outrora tentaram preservar.
Ou seja, o descarte apropriado dos rejeitos é tão importante quanto a utilização dos recursos de forma contínua e condizente com o ambiente que a cerca.
Se você, por exemplo, for descartar materiais plásticos, procure separá-los para reciclagem. Caso seja resíduos sólidos de concreto, o descarte apropriado poderá fazer com que eles sejam reaproveitados futuramente em outras edificações.
Utilização de materiais com certificação ambiental
Pouco adianta uma construtora adotar todas as medidas possíveis no canteiro de obras para beneficiar o meio ambiente, mas adquirir madeira de uma empresa que extrai ilegalmente, por exemplo.
Uma obra sustentável é também caracterizada por utilizar materiais com certificação ambiental, isto é, um atestado de que aquele produto foi obtido de maneira legal e que a empresa responsável segue as normas ambientais do local específico. É importante ir além do canteiro de obras e expandir a exigência de sustentabilidade a seus fornecedores.
Organização do canteiro de Obras
Quando temos um canteiro de obras organizado e estruturado não impacta apenas no tempo de duração da construção. Ele promove a estocagem correta de material (evitando perdas e a necessidade de novas compras), a gestão devida dos resíduos, a proteção de galerias pluviais (utilização de filtro na boca de lobo) etc.
Parece evidente a importância de se planejar uma construção seguindo os conceitos de obra sustentável, tanto quanto reforçar que ela não é sinônimo de mais custos. E, sim, é viável garantir o desenvolvimento do setor sem necessariamente representar tão altos impactos ao meio ambiente.
Um sistema que pode ajudá-lo a conseguir avançar nesse campo e ter maior organização de seu canteiro de obras é a implementação do Sistema 5S. São cinco sensos (daí o nome) que o ajudam a progredir em vários campos, principalmente no controle e organização. São eles:
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SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
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É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
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Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
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O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
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Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
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Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.
Durante o Think Beauty & Fashion, empresa apresentou principais tendências de Moda e Beleza, com base em pesquisas com consumidores e buscas no Google;
Cabelo é o aspecto da aparência de maior preocupação para os brasileiros, aponta pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise;
Bem-estar e propósito de marca estão entre os principais motivadores de compra.
O Brasil é o terceiro país que mais busca por Moda e Beleza no Google em todo o mundo, atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos. E os brasileiros estão cada vez mais interessados em produtos de moda e beleza, o que faz as pesquisas sobre o assunto no Google subirem, em média, 7% e 14% ao ano, respectivamente. Esses são alguns dos dados apresentados nesta terça-feira durante o evento Think Beauty & Fashion, realizado no escritório do Google em São Paulo.
Na ocasião, o Google apresentou dados inéditos de uma pesquisa on-line com mil consumidores¹ sobre hábitos de consumo de moda, e outra encomendada pela empresa à Offerwise com 2 mil brasileiros² apontando as principais tendências do segmento de Beleza. Ambos os estudos mostram que a maioria dos brasileiros pretende manter ou aumentar as compras desses produtos ao longo dos próximos 12 meses: essa é a intenção de 68% dos entrevistados no caso de moda e 83% no caso de produtos de beleza.
As pesquisas traçam um perfil de consumidor cada vez mais consciente, com preferência por produtos que ofereçam bem-estar e marcas com propósito alinhado com seus valores pessoais. Quase sete em cada dez brasileiros (67%) afirmam que utilizam produtos de beleza para se sentir bem, independente da opinião dos outros². Além disso, ao considerar a compra de um produto, 17% dos consumidores de beleza² e 7% de moda¹ afirmaram levar em conta o fato da marca ter um propósito alinhado com os seus.
“Os consumidores estão cada vez mais buscando produtos que os façam não apenas parecer bem, mas também se sentir bem. Eles desejam que as marcas tenham uma história além de seus produtos e que mostrem credibilidade, ou seja, que não apresentem um discurso apenas da boca para fora”, afirma Farouk Azanki, head de negócios para o segmento de Beleza do Google Brasil. “São consumidores que priorizam produtos que os façam se sentir bem e expressar seu eu autêntico, em vez de aderir a ideais culturais padronizados”, complementou o executivo.
Cuidar dos Cabelos é a maior preocupação
A pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise² mostra que os cabelos são a maior preocupação dos brasileiros quando se trata de cuidados com a beleza. O ítem é o principal ponto de identificação dos consumidores com o tema ‘beleza’, segundo a pesquisa, sendo citado por 44% dos entrevistados; ficando à frente de perfume (27%), pele (20%) e maquiagem (9%).
Os produtos para cuidados capilares também são os que entram com mais frequência nas cestas de compra no segmento de beleza. Quase oito em cada dez brasileiros (78%) disseram que adquirem pelo menos um item para os cabelos todos os meses; à frente de produtos para cuidados com a pele do corpo (65%), rosto (62%), maquiagem (50%) e perfume (47%).
Consumidor se inspira em influenciadores
O consumidor brasileiro está mais confiante na decisão de compra, já que está pesquisando mais, acessando mais canais e buscando inspiração em influenciadores digitais nos quais confia. E é nesse momento da jornada que a Busca do Google e o YouTube se destacam como os principais canais onde consumidores buscam informações e experiências para entender melhor sobre produtos e marcas.
Conforme a pesquisa encomendada à Offerwise², 67% dos brasileiros buscam na internet informações sobre produtos de beleza. A Busca do Google é o principal ponto de contato, com 91%, seguido do YouTube, com 73%. De acordo com dados internos do Google, a maior parte dessas pesquisas estão relacionadas à busca de ‘inspirações’ para produtos da categoria.
O papel dos influenciadores na decisão de compra dos brasileiros é reforçado por outros dados apresentados pela empresa: quatro entre as dez marcas de maquiagem mais procuradas nas plataformas do Google são de influenciadoras e são as marcas que mais crescem em interesse (dados internos). Já outra pesquisa³ proprietária da empresa mostrou que 76% dos consumidores de beleza declaram ter comprado seus produtos nos últimos 12 meses com marcas de influenciadores.
“Para o universo da beleza, o YouTube ajuda a criar identificação e comunidades. Atrai consumidores de todos os perfis, muitas vezes saindo do óbvio, como mulheres que buscam cuidar e conhecer produtos e tecnologias para cuidar dos cabelos”, destaca Carolina Soares, líder de insights para o segmento de Moda e Beleza do Google Brasil.
Metodologia
Durante o evento, o Google apresentou diferentes estudos para mostrar a percepção do brasileiro sobre Moda e Beleza e qual tem sido o papel do Google durante a jornada de compra dos consumidores. Confira, abaixo, os detalhes das metodologias dos estudos citados
¹ Fonte: Pesquisa proprietária do Google, com 1.000 brasileiros (homens e mulheres) maiores de 18 anos, acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de moda nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 19 e 21 de maio de 2023, por meio de questionários on-line pela plataforma Google Survey.
² Fonte: “Marketing Insights – Beauty”, Brasil – Estudo encomendado pelo Google e realizado pela Offerwise, 2023 – estudo ouviu 2 mil brasileiros (homens e mulheres) acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de beleza nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 24 e 30 de abril de 2023, por meio de questionários on-line.
³ Fonte: Pesquisa proprietária do Google, com 1.000 brasileiros (homens e mulheres) maiores de 18 anos, acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de beleza nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 25 e 28 de janeiro de 2023, por meio de questionários on-line pela plataforma Google Survey.
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
Qual é sua experiência no meu país ou em minha cidade?
Qual é sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
Há quanto tempo você está no mercado?
Como vai ser nossa comunicação? Você vai me comunicar sobre todas as alterações feitas no meu site, com informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
Quem são seus clientes?
Como sua empresa ganha dinheiro e como os resultados da pesquisa podem ajudar?
Quais outros canais de publicidade você usa?
Quem são seus concorrentes?
Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.