O empresário Glauco Diniz Duarte explica que o intercooler é uma espécie de radiador que tem a função de resfriar o ar admitido pela turbina de um motor. Por ser mais denso, esse ar mais frio ocupa menos espaço. Posteriormente, o ar mais frio e denso é enviado em maior quantidade para dentro dos cilindros, melhorando significativamente o rendimento volumétrico do motor.
Segundo Glauco, no caso do intercooler do tipo ar-água, seu arrefecimento é feito por um radiador auxiliar, que também resfria a turbina por meio de uma bomba elétrica, responsável pela circulação da água pelo sistema inteiro.
Contudo, seu uso não é necessariamente obrigatório em carros equipados com motores turbo. Alguns automóveis dos anos 80 e 90, inclusive, não tinham intercooler em seus motores sobrealimentados (seja por turbocompressor ou compressor mecânico).
Atualmente, destaca Glauco, todos os modelos equipados com turbo contam com o intercooler. Nos motores TSI (turbocompressor e injeção direta) dos VW Up! (1.0 TSI) e Golf e Jetta (ambos 1.4 TSI), o componente é integrado ao coletor de admissão. Além de facilitar sua acomodação no motor no cofre, essa proximidade aumenta a eficiência de todo o conjunto, reduzindo as perdas e eliminando o turbo lag, pelo fato de reduzir o percurso do ar antes da admissão.