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BMW lança motor diesel com 4 turbinas

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

O empresário Glauco Diniz Duarte conta que é verdade que os motores diesel estão sendo olhados com uma mega lente de aumento após o recente escândalo da Volkswagen, mas isso não significa que desenvolvimentos de tecnologia de ponta pararam para estes motores.

Segundo Glauco, há alguns meses a Audi mostrou a sua nova SQ7 com seu também novo e incrível motor V8 diesel de 4 litros com três turbinas que produz 435 cavalos. Agora a BMW aumenta os padrões ao apresentar o seu diesel com quatro turbinas! Esta maravilha de 3 litros e seis cilindros gera 394 cavalos e deve estrear no BMW 750d em 2017, levando-o de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, atingindo a máxima de 250 km/h.

Em 2012 a BMW lançou um motor diesel com três turbinas : uma pequena para baixas velocidades, outra média para velocidades intermediárias e uma grande turbina para alta. Neste novo motor, a terceira turbina foi substituída por duas menores, que aumentaram a potencia e reduziram o consumo em 5% E qual o motivo de tantas turbinas?

Glauco explica que a potencia de um carro com motor aspirado vem da quantidade de ar que ele consegue sugar para dentro dos cilindros e queimá-lo junto com o combustível. Se você quiser ampliar a potencia, a explosão dentro do cilindro deve ser maior. Uma das maneiras de se conseguir isso é aumentar o tamanho dos cilindros ou então acrescentar mais cilindros no motor. Mas nem sempre isso é possível, seja por uma questão de espaço ou de custo.

Outra saída é instalar uma turbina no motor, uma solução eficiente e muito simples. Antes dos gases gerados pela combustão saírem pelo o escapamento, eles são direcionados para atingir as laminas da turbina , que começa a girar em alta velocidade, exatamente como a de um avião. Essa turbina então suga o ar exterior e o empurra, sob alta pressão, para dentro de um compressor que por sua vez o direciona para dentro do cilindro. Ao receber essa dose extra de ar, a explosão fica maior, gerando mais potencia e força de aceleração, mesmo em baixas rotações.

Funcionamento de motor turbo
Mas o turbo tem uma característica negativa chamada de “Lag”, destaca Glauco, que é o tempo de demora para que a turbina saia do repouso e entre em ação, fazendo com que a resposta da aceleração não seja imediata, como num motor aspirado. A solução para o “Lag” é acoplar duas turbinas no motor, uma pequena e leve para baixas rotações que entra em funcionamento imediato e outra maior acionada em velocidades mais altas. Dessa forma o torque do motor é aproveitado quase que integralmente em qualquer rotação.

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