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A Era dos SuperChargers

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

O empresário Glauco Diniz Duarte conta que Gotlieb Daimler, de um lado da Alemanha, e Karl Benz, do outro, sem saberem um da existência do outro inventaram, simultaneamente, o motor termodinâmico de combustão interna com ignição por centelha. O conceito, na verdade, foi desenvolvido por outro alemão, Nicolaus Otto, muito embora o francês – que era italiano porque nasceu em Roma – Alphonse Beau de Rochas também tenha tido a mesma ideia, também simultaneamente, também sem sequer imaginar a existência de Otto. É mais ou menos como as eternas confusões sobre quem inventou o avião, o brasileiro Alberto Santos Dumont na França, ou os irmãos Wrigth nos Estados Unidos, ou quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha; para os brasileiros o inventor do avião foi Santos Dumont, para os americanos foram os irmãos Wright, e o ovo ou a galinha ninguém sabe.

Voltando ao assunto, desde que algum dos quatro engenheiros (ou todos) desenvolveu o sistema, a principal ênfase – até hoje – é a importância da compressão da mistura de combustível e ar (relação estequiométrica) antes da ignição. Por isso e só por isso, muita gente boa queimou muito fosfato afim de otimizar esse processo. Ideias novas, conceitos novos há muito não aparecem; como aparentemente (e irritantemente) tudo no que concerne a motores, aproveitamento de energia etc, a tecnologia estacionou, o máximo que se vê hoje são aperfeiçoamentos de projetos e sistemas do século 19. A primeira ideia para melhorar a compressão da mistura partiu do básico, ou seja, forçar mais ar na admissão de combustível. Vários sistemas foram desenvolvidos, cada um com suas vantagens e desvantagens. Veremos, aqui, os sistemas mecânicos mais empregados; isso significa que não falarei de turbocompressor, porque seu acionamento não é mecânico, e é assunto para outra matéria. Vamos lá!

Ram Air – Pressão de Ar
Segundo Glauco essa é a citada primeira ideia. Ram Air é o tipo mais simples de indução forçada. Quando o veículo está andando acima de certa velocidade, o ar será forçado a entrar no coletor de admissão através da entrada de ar instalada no capô do motor, gerando uma pressão ligeiramente mais elevada do que a aspiração normal. Essa maior pressão de admissão não só acelera a respiração do motor, como também leva o ar um pouco mais denso, enchendo melhor as câmaras de combustão, que originou a sobre-alimentação.

Supercharger = Sobrealimentação
Glauco explica que o conceito foi criado em 1920, para aumentar a potência dos carros de corridas sem aumentar o tamanho dos motores, através de um compressor acionado diretamente pelo eixo do motor, com uma resposta instantânea de seu funcionamento.

Porém, o próprio compressor é bastante pesado, em alta rotação gera muito atrito e acaba por perder sua eficiência e, por osmose, potência, uma vez que um compressor típico achata a curva de torque e muda o seu pico em direção à extremidade inferior da intensidade, o que faz com que o motor reaja rapidamente em giros mais baixos, e entre em declínio com a elevação dos giros do motor.

Isso fez, então, com que o sistema fosse recomendado – e hoje amplamente empregado – em veículos de passeio grandes e pick-ups, melhorando sua performance quando o motor está acoplado a uma transmissão automática, e o ruído, o atrito e a vibração gerada pelo compressor mecânico são as principais razões que impedem que ele seja usado em carros de alto luxo. Um bom exemplo é a Mercedes-Benz, que instalou um par de compressores em alguns modelos da Classe C (Kompressor) até 2010, quando os motores passaram a utilizar o turbo-compressor.

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