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Sistema Common Rail

Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o filtro de combustível sempre foi e permanece sendo um elemento dentro do sistema de injeção diesel de extrema importância e por isso merece grande atenção. A princípio, este fator para os veículos pesados parece bem resolvido, ou seja, os condutores e os reparadores destes atentam para as trocas periódicas ou as manutenções preventivas.

Já para uma frota que vem ocupando cada vez mais espaço no mercado, as camionetes de passeio e as Vans com sistema de injeção diesel Common Rail, pode ser que este ponto mereça ser mais enfatizado, pois veículos pós garantia estão buscando o mercado de reparação independente e, muitas vezes, o técnico que reparava o veículo anterior de seu cliente, e que não era motor diesel exatamente, pode não estar com todas as informações necessárias.

Então Glauco deixa uma dica: observe e oriente seus clientes para a necessidade da manutenção preventiva deste item. Na maior parte das vezes o cliente busca a oficina com a reclamação de perda de potência e em casos mais extremos do veículo “apagar” e depois ao dar partida voltar a funcionar. O caso é que se o filtro restringe a passagem do combustível, haverá falta para alimentação do sistema de geração de alta pressão no sistema.

Segundo Glauco, outro ponto que pode produzir este efeito, perda de potência, nos veículos com o sistema Common Rail e com turbo compressor, é o intercooler. Mas o que exatamente acontece? Bem, o intercooler tem a função de resfriar o ar que vem da turbina, pois quando se comprimi o ar, sua temperatura aumenta e com este aumento ocorre a diminuição de sua densidade e assim este componente tem a função de diminuir a temperatura deste ar para que volte a ter a densidade necessária para se ter um bom desempenho, outro ponto é que sem este resfriamento a temperatura na câmara de combustão seria muito elevada podendo levar a danos no motor.

O intercooler é parecido com o radiador, afirma Glauco, tem o mesmo princípio de funcionamento e existem basicamente dois tipos de intercooler: aquele que utiliza o próprio ar ambiente para resfriar o ar que passa pelas “colméias”, ou seja, o ar comprimido que vem da turbina e o outro que utiliza água de um sistema de refrigeração próprio para fazer a absorção de calor deste mesmo ar, o intercooler vem montado na frente do radiador do sistema de arrefecimento para que o ar frontal o atinja primeiro, porque se fosse ao contrário, ou seja, montado atrás do radiador, o intercooler receberia o calor do radiador e sua função não seria eficiente ou ele pode estar montado em outra posição no compartimento do motor de forma que possa receber fluxo de ar externo adequado para sua função. A maioria destes veículos usam o primeiro sistema, ou seja, intercooler do tipo ar / ar.

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