GLAUCO DINIZ DUARTE EPE apresenta perspectivas para setor fotovoltaico em evento promovido pela APEX e ABINEE na Intersolar Europe 2018
No último dia 21 de junho, em Munique, Alemanha, o Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE, Thiago Barral, participou do evento “Invest in Brasil: Photovoltaics – Seminar and Matchmaking”, onde apresentou as principais perspectivas do planejamento energético para a fonte solar fotovoltaica no país. Após a apresentação, foram respondidas perguntas do público interessado no mercado brasileiro. O painel contou ainda com participação de representantes da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
O “Invest in Brasil: Photovoltaics – Seminar and Matchmaking” foi um evento realizado na Feira e Conferência “Intersolar Europe 2018” e promovido pela Apex-Brasil, em parceria com a ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), com o objetivo de promover as oportunidades de investimentos no setor solar fotovoltaico no Brasil e de fomentar parcerias entre empresas estrangeiras e brasileiras.
A Intersolar Europe é uma das mais importantes feiras do mundo para indústria solar, criada 27 anos atrás e atraindo este ano mais de 1.000 expositores e cerca de 50 mil visitantes, entre fabricantes, fornecedores, distribuidores, provedores de serviços e toda diversidade de agentes interessados na indústria da energia solar. O evento ocorre anualmente em Munique, abrangendo as tecnologias termossolar e fotovoltaica, empreendimentos de geração solar, além de infraestrutura e soluções para integração à rede.
Em sua apresentação, Barral comentou sobre os desafios e oportunidades para investidores do setor fotovoltaico, destacando os ganhos de competitividade da fonte nos leilões de energia, na micro e minigeração distribuída, no mercado livre e para atendimento aos sistemas isolados, bem como as sólidas perspectivas de crescimento da participação da energia solar na matriz brasileiro. Entre os números apresentados, estão os do Plano Decenal de Expansão de Energia – 2026.