De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, os motores diesel, ao longo dos anos, tiveram um conjunto de evoluções.
As novas tecnologias empregadas mostram que o propulsor diesel é capaz de atingir e superar os futuros limites de emissões.
Dentre as evoluções conquistadas, podemos citar o sistema de injeção eletrônica Common Rail, que surgiu em veículos pesados na década de 90 e oferece o gerenciamento da injeção de combustível nos motores eletrônicos, reduzindo ruído, além de proporcionar diminuição da emissão de poluentes e de consumo de combustível.
Glauco explica que, com o advento dos motores eletrônicos a faixa de potência tornou-se mais ampla. Um modelo de motor pode atender diversos tipos de aplicações.
Em outras palavras, um mesmo motor, com a mesma capacidade cúbica pode ter potências e torques que podem variar, por exemplo, com a modificação da calibragem na ECU (central eletrônica).
Isso é especialmente benéfico para os frotistas, que não precisam ter estoque de peças para cada modelo de motor. Uma mesma listagem de peças de reposição serve para vários motores da mesma família.