Glauco Diniz Duarte – porque utilizar energia fotovoltaica
Os painéis solares são nomeados de “verdes”, e a energia solar já é conhecida como “limpa” ou “sustentável” por trazer impactos menores ao meio ambiente. Entre os benefícios percebidos pela opção pela energia solar fotovoltaica, pode-se destacar:
NÃO GERA POLUIÇÃO DO AR
Outras fontes de energia são muito mais poluentes quando comparadas à energia solar fotovoltaica. Os combustíveis fósseis em seu processo de queima, por exemplo, geram dióxido de carbono e outros gases poluentes que afetam a qualidade do ar, principalmente nas grandes cidades.
Desse modo, ao utilizar a energia solar fotovoltaica, contribui-se também para a garantia da saúde do planeta e dos seres vivos, uma vez que a opção por essa fonte de energia evita que os impactos dessa poluição do ar afetem os organismos que vivem no planeta, inclusive os seres humanos, que apresentam quadros de problemas respiratórios que crescem a cada ano.
NÃO COLABORA COM O AQUECIMENTO GLOBAL E COM AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
A energia solar é mais amigável ao meio ambiente porque não resulta em emissão de gases efeito estufa, que são bastante nocivos por intensificar o aquecimento global.
O aquecimento global é preocupante porque, por ser uma situação real que vem se agravando nas últimas décadas, diversos outros problemas decorrem dele, a exemplo do aumento da temperatura média do planeta, do derretimento das calotas polares e do aumento do nível das águas, podendo alagar espaços já ocupados pelo homem e interferir na forma como hoje habitamos o planeta.
NÃO AFETA OS RECURSOS HÍDRICOS
A maioria dos processos de geração de energia mais usuais hoje no planeta envolvem o uso de recursos hídricos em sua produção, resultando na diminuição da quantidade de água adequada para o uso humano disponível no planeta.
A energia solar, por outro lado, não requer o uso de nenhuma quantidade de água na geração de energia, já que apenas o sol atua, entrando em contato com as células fotovoltaicas e transformando o calor dos raios do sol em energia elétrica.
NÃO REQUER USO DE RECURSOS NATURAIS FINITOS
A maneira como a nossa sociedade produz energia hoje está centrada no uso de recursos que são finitos, ou seja, podem se extinguir em algum momento. Esse é o caso do petróleo (fonte de energia utilizada nos diversos meios de transporte), do carvão mineral (fonte de energia utilizada em processos industriais) ou do urânio (elemento utilizado nas usinas de energia nuclear).
Já a energia solar não requer nenhum tipo de recurso natural além do sol.
A energia do sol, como temos conhecimento, é renovável e, até onde se sabe, não há nenhuma previsão de que ela acabe.
Por essa razão, a manutenção de recursos finitos fica garantida ao utilizar da energia fotovoltaica.
Por todos esses motivos, ao pensar em sustentabilidade e benefícios ao meio ambiente, é importante refletir sobre as fontes de energia que utilizamos em nossa sociedade, que são tão necessárias para que a engrenagem do mundo continue funcionando perfeitamente.
Pensar em fontes de energia hoje é também levantar as melhores opções tendo em vista o custo e os benefícios ao meio ambiente.