Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia solar é uma alternativa menos agressiva ao meio ambiente por utilizar recurso renovável, e econômica a longo prazo. Ok, entendemos que é uma solução excelente, mas você sabe quanto custa instalar energia solar em casa? Entenda como funciona e se o investimento vale a pena.
Como funciona o sistema de energia solar residencial
Ao contrário do que se pensa, o sistema de energia solar não faz barulho algum e é instalado em um dia, de acordo com as fiações e telhado.
Funciona da seguinte maneira:
– O painel solar gera energia elétrica quando a luz do sol bate nele, com os módulos fotovoltaicos;
– A energia gerada passa pelo inversor solar (este é considerado o “coração” do sistema porque dá segurança e mede o que foi produzido nos painéis);
– O inversor solar altera a corrente e equilibra com a frequência da residência;
– Após sair do inversor solar, a energia solar já está pronta para ser utilizada no dia a dia.
A energia criada pode ser usada nas luzes, eletrodomésticos e tudo mais que seja conectado a uma tomada. Se o sol não aparecer por determinado período, a empresa distribuidora fornece energia normalmente.
Caso a residência produza mais energia do que gasta, é gerada uma forma de crédito com a distribuidora, repassado em forma de descontos nas contas futuras.
Benefícios da energia solar em casa
O gerador dura em média 30 anos e, neste período, assegura produção de pelo menos 80% de seu potencial de energia. Os modelos de fábrica possuem 25 anos de garantia e precisam de manutenção mínima ao longo dos anos.
O preço pode até assustar de primeira, porém, o retorno do investimento chega em até 5 anos após a instalação. Levando em consideração os 30 anos estimados de funcionamento, um sistema de energia se paga com a sua própria economia.
Sendo assim, é possível ter 25 anos de economia em energia elétrica com o gerador. Qualquer casa, prédio ou outro imóvel pode receber o sistema de energia solar, basta ter espaço para instalação (cerca de 18 a 20 metros quadrados) e estar dentro das regras da concessionária distribuidora.
Além da economia com as contas, uma casa com este sistema é mais valorizada no mercado imobiliário e, acredite, rende mais que a poupança. A energia solar retorna entre 8% e 18% ao ano.
Outro benefício deste sistema é que é direcionado ao meio ambiente e à sustentabilidade. Atualmente, a matriz energética do Brasil vem de hidrelétricas e termoelétricas. Ambas causam diversos impactos ao meio ambiente.
Quanto custa instalar um sistema de energia solar
Assim como é necessário contratar um técnico em ar-condicionado quando compra um aparelho novo, é preciso pagar pela instalação do sistema de energia solar em casa. Diversos fatores influenciam nas diferenças entre o custo do equipamento e da instalação.
Pois é, os dois se diferem principalmente por conta das dificuldades de cada um para serem finalizados. O equipamento é o gerador, sendo composto pelos seguintes produtos: painel fotovoltaico, cabos, disjuntores e fusíveis, inversor solar e, logicamente, a estrutura de fixação (onde o equipamento será implantado).
Já na questão da instalação, é possível identificar alguns dos elementos mais essenciais no processo: mão de obra do engenheiro para fazer o projeto, envio a documentação para a empresa distribuidora de energia, profissionais para fazer a tarefa braçal (fixar os painéis de acordo com as regras).
Orçamento equilibrado
A conta de luz tem um peso grande no orçamento familiar. Por isso, um benefício da instalação do sistema de energia solar é a isenção de ICMS, o que faz com que o consumo de energia diminua, bem como o valor das tarifas de iluminação e elétricas.
Um sistema de energia solar de qualidade custa por volta de R$10 mil a R$30 mil. Os preços variam de acordo com a potência, dependendo principalmente de fatores como o tamanho da casa e o número de moradores.
Uma curiosidade é que a Caixa Econômica, Santander e Bradesco são algumas das instituições que oferecem linhas de crédito, como um financiamento, para que consumidores consigam pagar pelo serviço.
Com o aumento dos investimentos em energia solar, os projetos estão saindo mais em conta que antes para os clientes, desde a fabricação até a instalação destes sistemas. Mas ainda assim, o valor é alto.
No orçamento, com o valor total, já estão incluídos: projeto, instalação, homologação e todo o equipamento. Dois itens principais podem alterar a diminuição e aumento dos preços: a variação dos fornecedores em relação aos produtos que disponibilizam e a complexidade da instalação. Confira outros fatores abaixo.
O que influencia no custo da instalação da energia solar
Distância da empresa
Quanto mais longe, maior o custo de instalação. Neste aspecto devem ser considerados o custo da empresa sobre o deslocamento e a alimentação dos funcionários. Por conta disso, o ideal é contratar empresas próximas ao local de instalação para diminuir custos.
Estrutura do telhado
Telhados e telhas antigas são perigosas por serem mais propensos à acidentes. É necessário que se faça uma manutenção ou adaptação na estrutura para que suporte a instalação.
Distância de conexão
Quanto mais longe a instalação estiver do quadro de luz, mais caro vai ser. Nesta questão, o valor aumenta por conta dos cabos utilizados e demais matérias “extras”.
Homologação
Para que o sistema de energia seja autorizado é necessário passar pela inspeção da distribuidora de energia. Cuidado para não contratar o serviço sem estar com a casa nos padrões exigidos.