Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a empresa Sharp anunciou esta semana o lançamento de uma nova placa fotovoltaica para ser usada em janelas e sacadas de apartamentos. Segundo a empresa japonesa, o objetivo é popularizar a captação de energia solar.
Se comparado aos modelos tradicionais, o novo painel da Sharp é pouco eficiente, pois atinge apenas 6,8% na conversão de luz solar em eletricidade, enquanto a maioria dos outros chegam a uma eficiência de 20%.
No entanto, o grande diferencial do novo produto é que ele poder ficar suspenso, podendo ser usado em janelas e sacadas. Os painéis comuns precisam ficar acoplados a uma superfície, por isso são geralmente instalados nos telhados de casas e até no chão. Ou seja, as novas placas podem substituir os vidros comuns usados no acabamento externo dos edifícios, não alterando a estrutura básica deles.
Os novos painéis são feitos em lâmina de vidro com células solares difundidas. São feitos com 96cm de altura e 135 cm de largura. Eles devem estar disponíveis no Japão ainda este mês, mas a empresa ainda não informou quando pretende expandir para outros países.