Glauco Diniz Duarte – o que é fonte de energia renovavel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, abundante em diversos recursos naturais, o Brasil é um país que tem ampla margem de exploração dessas propriedades para fins energéticos. Fontes de energia renováveis podem ser uma saída para evitar problemas ambientais e ainda assim, ter capacidade de abastecer cidades.
O Brasil tem mais de 60% de sua geração de energia proveniente de hidrelétricas, fonte também considerada como renovável, pois o recurso utilizado é a água e a força dos rios. Contudo, para se construir uma usina hidrelétrica, é necessário inundar uma área para represar e desviar o curso do rio, e este processo traz muitos impactos para o meio ambiente no entorno. Além disso, as secas e falta de chuva também impactam diretamente a geração e distribuição de energia.
Confira 3 tipos de fontes de energias renováveis que são usadas no Brasil e podem ser uma alternativa para as hidrelétricas:
Solar
Apesar de ainda pouco explorada, com apenas 0,1% da matriz energética, a energia solar é uma fonte renovável com potencial de utilização no Brasil. Sua produção se dá a partir do aproveitamento da luz do sol por meio de painéis fotovoltaicos ou sistemas heliotérmicos.
Com alta possibilidade de economia e retorno de investimento, os sistemas fotovoltaicos vêm sendo instalados em residências e indústrias a fim de reduzir as tarifas na conta de luz, uma vez que a energia produzida e armazenada pelo sistema pode ser utilizada diretamente para próprio consumo dos usuários. Quando há produção maior que o consumo, o excedente é injetado na rede da distribuidora gerando crédito ao consumidor, ou pode ser armazenado para o período noturno ou de baixa incidência solar.
Outras vantagens para o usuário são a valorização do imóvel que conta com o sistema instalado, e claro, o cuidado com o meio ambiente, consumindo energia de uma fonte 100% limpa e renovável ao invés de utilizar as provenientes de combustíveis fósseis.
Eólica
Responsável por cerca de 8% da energia gerada no país, os parques eólicos aproveitam o potencial de força do vento para transformar, armazenar e distribuir eletricidade. As turbinas instaladas funcionam como uma espécie de cata-vento, que giram e estão ligadas aos geradores. Dentro deles, o rotor cria campos eletromagnéticos através da energia cinética, que por sua vez, se transforma em energia elétrica.
A instalação dos aerogeradores em parques eólicos, causa baixo impacto ambiental e a fonte é 100% limpa e renovável. Para este ano, especialistas apontam que essa deve ser a segunda principal fonte de energia no Brasil. O país é líder no mercado sul americano em geração de energia eólica, e os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia são os principais produtores.
Biomassa
A biomassa é responsável por cerca de 9% do abastecimento de energia elétrica no Brasil. Entende-se por biomassa toda matéria orgânica de origem vegetal ou animal, utilizada na produção de energia. Essa matéria orgânica pode ser feita da decomposição de plantas, madeira, resíduos agrícolas e restos de alimentos, por exemplo.
O aproveitamento da biomassa ocorre através dos processos de:
Combustão direta: podem envolver processos físicos como secagem, corte e quebra.
Processos termoquímicos: gaseificação, pirólise, liquefação e transesterificação (reação que dá origem ao biodiesel);
Processos biológicos: digestão anaeróbia e fermentação.
Apesar de ser uma fonte viável para a geração de energia a partir de combustíveis fósseis por suas vantagens como baixo custo, baixa emissão de gases poluentes e proveniente de grande variedade de materiais, o processo de produção de biomassa pode comprometer a preservação de florestas e gerar desmatamento. Há ainda, limitações quanto ao seu armazenamento.