Glauco Diniz Duarte – o que é energia não renovavel exemplos
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, energia é tudo o que pode ser transformado em calor, movimento ou luz. A palavra energia tem origem no idioma grego, εργοs (ergos) e significa “trabalho”. Isso quer dizer que é a energia que faz as máquinas e o organismo humano trabalharem.
Fontes
Há duas formas de produção de energia. Essas formas de produção também são chamadas de fontes e são classificadas em: não renováveis ou convencionais e renováveis ou alternativas.
As fontes não renováveis são produzidas por meio de elementos da natureza, que podem acabar pois existem em quantidade limitadas. Essas fontes, que não podem ser refeitas pelo homem, são chamadas de combustíveis fósseis. Os combustíveis fósseis são retirados da terra. Os mais comuns são: o carvão, petróleo, o gás natural e o urânio.
– Combustíveis fósseisextração de petróleo
O carvão é uma rocha composta em sua maioria pelo elemento chamado “carbono”. O lugar onde a rocha nasce é chamado de jazida.
O petróleo é composto por hidrocarbonetos (que é a mistura de hidrogênio com carbono). Esse óleo, de cheiro forte e cor bem escura, é extraído do subsolo da terra, ou seja, de debaixo do solo.
O gás natural também nasce debaixo da terra e precisa ser extraído. Diferentemente do petróleo, não precisa ser refinado (tratado) para ser usado, sendo consumido na mesma forma em que é retirado das jazidas.
A energia produzida por meio do urânio é chamada de nuclear. Ela é feita pela divisão do núcleo do urânio, que, quando repartido, libera uma quantidade muito grande de energia. A bomba atômica é era feita de urânio e pode destruir cidades inteiras, como aconteceu com Hiroshima, no Japão.
Desvantagem
Na medida em que a energia do carvão, do petróleo, do gás e do urânio propicia a descoberta de novos materiais que facilitam cada vez mais o nosso dia-a-dia, ela também apresenta um lado negativo. Sem ela, o homem jamais teria inventado uma arma tão poderosa capaz de destruí-lo: a poluição.
Isso acontece porque a energia depende da queima desses materiais, e quando isso acontece uma grande quantidade de dióxido de carbono (CO2), óxidos de azoto (NOx), de enxofre (SO2) e hidrocarbonetos (HC) são liberados na atmosfera causando o efeito estufa e acelerando o tão temido aquecimento global.
– Renováveis ou alternativas
As fontes de energia renováveis são aquelas obtidas a partir dos elementos da natureza que, em tese, não vão acabar: a água (energia hídrica), o ar (eneregia eólica) e o sol (energia solar).
A eólica é gerada pelo movimento de grandes turbinas ou hélices provocado pelo vento. Só 0,1% da eletricidade do mundo é feita dessa maneira. Sua produção não causa nenhum dano ao meio ambiente, mas a desvantagem é que se não tiver vento, não tem energia!
A luz do sol é transformada em energia elétrica ou térmica. Os principais países produtores dessa energia são o Japão (com 1,13 GW funcionando), seguido da Alemanha (com 794 MW) e Estados Unidos (365 MW). A vantagem é que essa energia não polue o meio ambiente. Geralmente, ela é usada em residências rurais, que ficam distantes da rede de energia elétrica. A desvantagem é que custa muito caro para ser produzida e só funciona onde faz muito sol.
Hídrica é a energia produzida por meio do movimento da água. Ela é gerada por meio das usinas hidrelétricas, que adaptam o curso dos rios para usar a força da água que passa por ali. O Brasil é o terceiro maior país do mundo na produção desse tipo de energia, ficando atrás apenas do Canadá e dos Estados Unidos. A usina hidrelétrica é considerada a forma mais eficiente, limpa e segura de gerar energia, embora a sua construção possa alterar o clima e matar os animais que vivem nos rios onde ela funciona.