Glauco Diniz Duarte – energia fotovoltaica sao paulo
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a geração de energias renováveis só não está “a todo o vapor” porque as pesquisas estão voltadas para a fotovoltaica, no momento. Pesquisas até levam em conta essa forma de energia para guardá-la de forma mais segura sem baterias químicas. Por enquanto, o Brasil ainda tem algumas questões políticas sobre esse tipo de energia para resolver
Agora um novo experimento já está sendo realizado no Brasil, mais precisamente na represa de Billings, em São Paulo. Ele funciona da seguinte forma: como a represa é bem grande e o espaço sobre a água não pode ser utilizado de outra forma, boias estão sendo colocadas embaixo de placas de energia solar, que ficarão sobre a água captando energia. É a primeira usina fotovoltaica flutuante da região.
O projeto tem 100 kW de potência e tem uma área de mil metros quadrados. O teste, que vai durar 90 dias permitirá dizer que é viável instalar mais usinas flutuantes em outras áreas do reservatório que abastece a capital. Se o resultado for bom, mais delas devem chegar às represas de Billings e Guarapiranga no futuro. No total, foram gastos R$ 450 mil em equipamentos.
Marcos Penido, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente diz que é preciso que a população e a iniciativa privada se unam para que o projeto dê certo. Ele diz ainda que a secretaria está buscando cada vez mais formas de incentivar a preservação da natureza na área e o desenvolvimento sustentável dessas represas que são de extrema importância para o abastecimento da região.