Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, quando se opta por instalar um painel fotovoltaico, ou melhor, um sistema fotovoltaico, não é necessário ser um profundo conhecedor da regulamentação da ANEEL e da concessionária local, mas é conveniente ter um conhecimento sobre o produto que está comprando e como realizar essa compra.
O sistema de energia solar é a grosso modo um sistema simples, porém quais são os cuidados que o comprador deve ter?
Cuidados para adquirir placa solar
O mercado está repleto de marcas e modelos de placas. Não é recomendado escolher placas que não estejam certificadas pelo inmetro. As placas que são certificadas e possuem o selo do inmetro passam por uma grande bateria de testes garantindo assim a qualidade do produto. Apenas escolhendo simplesmente por banners, ou por que viu uma propaganda veiculada na mídia, não é o caminho correto. Baixe as especificações técnicas do produto que está comprando e verifique:
Certificação do inmetro
Eficiência do painel fotovoltaico
Tolerância de potência
Tipo de painel fotovoltaico
Se possui diodos, conforme o material construído
Coeficiente de temperatura
Certificação do Inmetro
A certificação do inmetro é obrigatória para todos os produtos que são comercializados no Brasil. Existem produtos que possuem somente o selo do inmetro, escolha aquele que também contém a certificação IEC 61215. Somente com essa certificação estará assegurada a garantia de 25 anos.
Ao instalar o seu sistema fotovoltaico pergunte a empresa contratada sobre detalhes de manutenção antes de concretizar a compra.
A grande maioria dos fabricantes garantem o produto por um período entre 20 e 25 anos a 80 % de sua potência original.
Verifique a certificação do inmetro a IEC 61215.
Eficiência do Painel Fotovoltaico
O que é eficiência energética de um painel fotovoltaico?
Todo painel fotovoltaico instalado em um sistema de geração fotovoltaica tem a função de captar a luz solar e transformá-la em energia elétrica. A eficiência dessa transformação tem como parâmetro de referência o teste chamado de STC (Standard Testing Conditions).
STC, significa “condições normais de ensaio”, esses testes são feitos em laboratórios e verificam a eficiência energética dos painéis. São 3 as condições padrão de teste:
Temperatura do painel solar = 25°C
Irradiação solar = 1000 Watts/m²
Massa de Ar = 1.5
Existem cerca de mais uma dúzia de categorias extra que eu podia continuar a descrever. Algumas categorias têm alta eficiência, mas também são extremamente caras enquanto outras estão no outro extremo com pouca eficiência, mas mais baratas, e claro também existem as que são caras e aparentemente com pouca eficiência.
A chave disto tudo é chegar a melhor relação custo-eficiência.
Resumindo, para escolher o sistema solar fotovoltaico mais eficiente tem de analisar várias variáveis. Tente não focar apenas em quais são os painéis solares mais eficientes pois, repare que a eficiência dos módulos solares não vão ser a métrica que terá em conta para a escolha do módulo solar. O melhor mesmo e consultar um instalador de painéis solares na sua região e ver o que eles têm para oferecer.
A maioria dos painéis comercializados utilizam o Silício como base para sua confecção, o custo benefício desses painéis traz uma eficiência energética entre 13% e 17%, tornando o preço acessível ao mercado consumidor.