Glauco Diniz Duarte – qual a diferença entre energia solar e eolica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, com as novas tecnologias e diferentes formas de gerar energia através de sistemas sustentáveis, vem também muitas dúvidas sobre cada uma delas.
Primeiro é importante entender que energias renováveis são aquelas em que suas fontes de recursos podem ser naturalmente reabastecidas.
Isto é, como o mesmo nome já diz, se renovam naturalmente, algumas delas provenientes do vento, sol, chuvas, maré geotérmica.
É preciso ressaltar que nem todos os recursos naturais são definidos como energia renovável, visto que esses recursos não são infinitos.
Alguns deles são o carvão, urânio e petróleo, que apesar de retirados da natureza, existem em qualidade limitada no planeta.
Temos ainda as gerações de energia, chamadas novas energias renováveis:
Biomassa
Pequenas hidrelétricas
Biocombustíveis
Energia solar fotovoltaica
Eólica
Aquecimento solar
O que muito se discute hoje em dia é qual a diferença e como a utilização de cada uma delas impacta o meio ambiente.
Muitas pessoas acreditam que a energia solar é o mesmo que aquecimento solar, porém existe uma grande diferença entre elas.
Energia Solar Fotovoltaica
A energia solar é gerada por meio de módulos fotovoltaicos, onde estes convertem a luz solar em energia elétrica.
É necessário realizar a instalação de um kit solar, contendo um painel composto por células fotovoltaicas responsáveis por transformar os fótons da luz do sol em energia.
Essa energia captada em corrente contínua é convertida pelo inversor, equipamento que compõe o kit fotovoltaico, para corrente alternada.
Essa conversão é necessária e solicitada pelas concessionárias de energia elétrica vigentes em cada estado brasileiro.
A energia gerada é enviada para o quadro de distribuição e repassada aos equipamentos que necessitam de energia elétrica para funcionar.
Outra informação relevante sobre a geração de energia solar fotovoltaica é sobre a geração de energia excedente.
Toda energia excedente gerada por um gerador fotovoltaico retorna para rede elétrica e se converte em créditos que podem ser utilizados a noite ou em dias sem sol.
Aquecedor solar
Já o aquecimento solar consiste em esquentar a água utilizada nas residências ou empresas por meio de determinados aquecedores solares.
O aquecedor solar é o sistema utilizado para captar o calor do sol em um reservatório térmico.
Ou seja, a água fria que sai da caixa d’água é transportada por uma tubulação até o boiler (aquecedor de água residencial).
Essa água é levada para o coletor solar que absorve a radiação térmica do sol, nesse caso o calor, e assim aquece a água.
Já quente, a água retorna para o reservatório térmico onde fica até o momento em que será utilizada.
Diferentes aquecedores solares:
Coletor solar
Micro tubos de plástico
Tubo vácuo
Garrafas PET
Diferença entre aquecedor solar e energia solar fotovoltaica
A diferença entre aquecedor solar e energia solar fotovoltaica está relacionada a sua aplicação, visto que o aquecimento solar é utilizado para aquecer água, enquanto energia solar é geração de energia elétrica.
Outra diferença é sobre a instalação de cada equipamento, ou seja, o aquecimento é feito por tubulações hidráulicas e a energia solar pela rede elétrica.
Além disso, a captação de cada um é diferente, onde a energia solar necessita de módulos fotovoltaicos e o aquecimento solar é feito por coletores solares.
Agora que você já sabe a diferença entre cada uma delas, é importante saber qual delas mais se adequa às suas necessidades.