Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Sem categoria

Ford mostra sistema que economiza combustível

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a Ford está introduzindo uma nova tecnologia de motores chamada EcoBoost que irá proporcionar uma economia de combustível até 20% superior em meio milhão de veículos Ford, Lincoln e Mercury produzidos anualmente na América do Norte, dentro dos próximos cinco anos.

Glauco explica que a família EcoBoost de motores de quatro e seis cilindros utiliza turbocompressor e a tecnologia de injeção direta. Diferentemente dos motores híbridos e diesel, mais caros, o EcoBoost se baseia no motor a gasolina acessível de hoje e o aprimora, para otimizar a economia de combustível e as emissões sem comprometer o desempenho.

“O EcoBoost é um avanço significativo porque pode ser aplicado a uma grande variedade de motores, desde veículos pequenos até grandes utilitários, com preço acessível”, diz Glauco.

“Em termos de custo, o consumidor pode recuperar o investimento inicial feito na aquisição de um motor EcoBoost de quatro cilindros no prazo de aproximadamente 30 meses, com a economia gerada pelo combustível. Já um motor diesel levará um tempo médio de sete anos e meio, enquanto um híbrido exigirá perto de 12 anos para cobrir o investimento, considerando a mesma distância rodada por ano e os custos de combustível”, diz Glauco.

A Ford vai introduzir o EcoBoost no novo Lincoln MKS 2009, apresentando depois o Ford Flex e outros modelos. Em 2013, a marca terá mais de meio milhão de veículos equipados com o EcoBoost rodando nas ruas a cada ano na América do Norte.

O motor V6 turbo de 3,5 litros com EcoBoost do Lincoln MKS 2009 produzirá a mesma potência e torque de um V8, com o consumo de combustível de um V6. Com potência estimada de 340 hp e mais de 47 kgfm de torque, o ele será o sedã de luxo com tração integral mais potente e econômico do mercado.

Mais com menos

Segundo Glauco, o uso combinado da injeção direta e do turbocompressor no EcoBoost minimiza as desvantagens tradicionais da redução de tamanho e do turbinamento de motores de quatro e seis cilindros, entregando aos consumidores um desempenho superior e economia de combustível.

Com a injeção direta, o combustível é injetado dentro de cada cilindro em quantidades menores e precisas. Comparada à injeção tradicional, ela produz uma carga mais fria e densa, que aumenta a potência e eficiência.

Quando associada ao turbocompressor moderno – que aproveita a energia desperdiçada dos gases de escapamento para acionar a turbina –, a injeção direta proporciona o melhor de dois mundos: a resposta de um motor maior com menos paradas no posto de combustível.

O EcoBoost V6 de 3,5 litros, por exemplo, atinge um torque de mais de 47 kgfm em uma gama ampla de rotações – de 2.000 a 5.000 rpm –, enquanto um motor V8 de 4,6 litros aspirado naturalmente situa-se na faixa de 37/43 kgfm, na mesma velocidade. Ao mesmo tempo, este V6 oferece um ganho de aproximadamente 1,17 km/l no consumo e emite 15% menos CO2 no ambiente.

Um motor pequeno de quatro cilindros com EcoBoost tem capacidade de produzir mais torque que um motor grande com o mesmo número de cilindros – com uma diferença de quase um litro na capacidade volumétrica e maior eficiência no consumo de combustível.A sua economia real de combustível é consistente em qualquer ciclo de utilização, o que significa que ele é eficiente tanto na cidade como na estrada – ao contrário dos híbridos, que são mais eficientes no pára-e-anda do trânsito. Adicionalmente, os consumidores que transportam carga e reboque – e há muito tempo passaram a utilizar motores a diesel mais caros, pela sua capacidade superior de carga – podem encontrar o desempenho que precisam em um motor com EcoBoost.

Combinado com transmissões avançadas, direção elétrica, reduções de peso e aprimoramentos aerodinâmicos, o EcoBoost faz parte da estratégia da Ford de produzir veículos sustentáveis de qualidade, que os consumidores desejem e valorizem. Modelos adicionais de motor diesel e híbridos para veículos leves também estão incluídos nos seus planos.

Em um prazo mais longo, a Ford planeja manter a agressividade no desenvolvimento de veículos a célula de hidrogênio e híbridos “plug-in”. “Sabemos que o que fará a maior diferença é a aplicação da tecnologia certa em veículos de volume que os consumidores realmente desejam, valorizam e podem comprar”, diz Glauco. “O EcoBoost coloca uma tecnologia acessível ao alcance de milhões de consumidores. Além disso, a abordagem do sistema da Ford representa uma grande ideia que diferencia a sua estratégia de sustentabilidade no mercado.”

Deixe um comentário

SEO MUNIZ
Link112 SEO MUNIZ

Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts