Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, os painéis fotovoltaicos são recursos tecnológicos que têm sido cada vez mais implantados em edificações que buscam unir eficiência e sustentabilidade. Juntamente a outras condutas de Green Building, a energia solar na construção civil é destaque como vantagem competitiva nesse setor.
O investimento em sistemas fotovoltaicos para comércios e residências está se expandindo a passos largos no Brasil. E não é para menos, já que nosso território tem o privilégio de ser localizado em uma área com alto índice de irradiação solar. Além do mais, os cidadãos estão cada vez mais conscientes em relação à mudança de hábitos com foco na preservação do meio ambiente e ao alto custo da tarifa energética. Por aqui, a palavra de ordem é economizar na conta de luz.
O tema é tão relevante que instituições bancárias disponibilizam linhas de crédito especiais para construções que incluam a energia solar em seus projetos. Leia este post e conheça as principais vantagens da energia fotovoltaica para construtoras.
Qual a importância da energia solar para a construção civil?
O setor de construção civil é fundamental para o desenvolvimento do país. A prova disso é que esse mercado é apontado como um dos principais fatores responsáveis pelo crescimento econômico. Por outro lado, a construção civil é tida como uma das áreas de maior impacto negativo quando o assunto é o meio ambiente.
Isso acontece por diversas razões, entre elas está a geração de resíduos, o alto consumo energético de fontes poluentes pelos maquinários, o desperdício de água, a poluição e o desperdício de materiais.
Dentro desse contexto, as energias renováveis, em especial a energia solar, estão sendo vistas cada vez mais com bons olhos. Os sistemas fotovoltaicos podem ser grandes aliados na diminuição dos impactos ambientais provenientes da construção civil.
Por esse motivo, tem aumentado consideravelmente a escolha por arquitetos e engenheiros de incluir placas fotovoltaicas em seus projetos, transformando suas construções em certificadas quanto à sustentabilidade.
Os painéis solares têm um potencial enorme para aumentar o uso de energia limpa nos grandes centros urbanos, tanto em imóveis comerciais como residenciais.
Quais os benefícios da energia solar na construção civil?
Vejamos quais são os benefícios mais importantes do uso da energia solar na construção civil.
Vantagem competitiva
Para enfrentar um mercado altamente competitivo com tranquilidade, é imprescindível estar atento aos temas que estão sendo discutidos na sociedade. Hoje em dia, a sustentabilidade sem dúvida, é um dos principais assuntos entre consumidores.
Desenvolver serviços e produtos comprometidos com o meio ambiente e com o bem-estar da sociedade cria uma vantagem competitiva importante. E, certamente, isso será notado pelos seus clientes e outros públicos de interesse.
Ao reduzir o impacto ambiental e social na construção civil, fica mais fácil atingir um posicionamento favorável para identificar novas oportunidades de aperfeiçoar o trabalho e diminuir despesas.
Otimização da imagem corporativa
Boas práticas ambientais e sociais também otimizam a imagem corporativa de uma empresa. Para fins de comunicação com seus públicos, é possível fazer uso de ferramentas baseadas no marketing verde.
Basta focar no direcionamento do diferencial competitivo da sustentabilidade para encantar e atrair novos clientes e para melhorar a imagem do negócio perante o mercado.
Melhoria nas relações com públicos
Todos os públicos de interesse devem ser levados em consideração para que uma empresa seja bem-sucedida. O desenvolvimento do capital humano e intelectual do seu quadro de funcionários, dos seus parceiros é bom para todo mundo.
Com isso, a relação com esses públicos melhora consideravelmente. Estamos falando dos colaboradores, consumidores, fornecedores, governo, sociedade, sindicatos, órgãos de fiscalização ambiental, entre outros.
Disseminação de boas práticas para o planeta
A mudança no mundo começa por nós mesmos. No caso da construção civil, cada um dos profissionais que atua no setor deve se considerar responsável por contribuir para propagar ideias sustentáveis. Isso reforça o compromisso que todos devemos ter com o nosso ecossistema.
A consolidação da cultura de sustentabilidade é capaz de inserir um empreendimento no rol de negócios que obedecem aos indicadores sustentáveis determinados pelas instituições pertinentes do setor. Isso garantirá outro peso em discussões do mercado, novos investimentos, participações acionárias, captação de recursos de terceiros, etc.
Potencial lucrativo
O valor de uma empresa não está relacionado apenas aos aspectos financeiros. Sabemos que ele desempenha um papel importante nessa questão, mas, além disso, também deve-se prestar atenção a alguns resultados que, mesmo intangíveis, são valorizados pelos stakeholders.
Um dos maiores obstáculos corporativos é construir negócios que sejam vantajosos para todos, incluindo futuras gerações. Felizmente, muitos empreendimentos que formam a cadeia produtiva da construção civil já deram passos relevantes nessa direção, mostrando que o setor pode sim ser sustentável.
Quais as aplicações da energia solar nas construções?
Conheça as principais aplicações dos sistemas fotovoltaicos na construção civil.
Aquecimento de água
O coletor solar é capaz de aquecer a água tanto de piscinas como pra usar em casa. A temperatura é definida pelo consumidor, de acordo com a utilização determinada.
Geração de energia
Um sistema de energia fotovoltaica tem a capacidade de abastecer totalmente a demanda elétrica de um empreendimento. Equipamentos conectados à rede, quando projetados corretamente, pagam apenas o custo de disponibilidade da distribuidora local.
Venda do excesso de produção
Se a geração de energia solar ficar acima da demanda do imóvel, ainda existe a possibilidade de injetar o excedente na rede da concessionária. Isso gera créditos solares, que podem ser usados no prazo de 60 meses por todos os imóveis de mesma titularidade, atendidos pela mesma distribuidora de energia.
Como implementar a energia solar na construção civil?
Existem várias formas de aplicar a energia solar na construção civil, reduzindo custos e impactos ambientes provenientes do uso da energia elétrica. O melhor de tudo é que não são apenas as novas edificações que podem contar com esse tipo de tecnologia. Construções antigas também estão inseridas nesse contexto.
Os chamados BAPV (Building applied PV system) são sistemas capazes de serem incorporados em estruturas de imóveis que já existem. Já o BIPV (Building integrated PV system) consegue substituir um material usado para vedação.
Muitos arquitetos já usam painéis solares como parte estética dos seus projetos. As placas fotovoltaicas podem fazer a função de telhado ou atuarem como elementos de uma fachada ventilada, por exemplo.
A energia solar na construção civil pode não ser legalmente obrigatória, mas aos olhos dos consumidores, ela é um fator que pesa na decisão de compra. E esse tipo de tecnologia está se desenvolvendo rapidamente. Na Austrália, já existe um sistema integrado que gera calor e eletricidade ao mesmo tempo.
O mercado também já conta com células solares orgânicas, que são produzidas com polímero e plástico, materiais orgânicos leves, flexíveis e transparentes. Inclusive, os painéis solares transparentes e as telhas solares têm papel importante em projetos arquitetônicos que não querem grandes interferências na decoração.