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Como turbinar seu 1.0

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Geralmente, carros com motor 1.0 produzem por volta de modestos 70 cavalos. Com uma potência tão baixa, é difícil fazer ultrapassagens ou alcançar os 120 km/h sem ouvir gritos de dentro do capô. Mas a instalação de um turbocompressor pode melhorar de 30 a 50% o desempenho de seu compacto. Segundo o empresário Glauco Diniz Duarte, a alteração faria com que o veículo rodasse de forma parecida a de um 1.5 litros. “E o consumo de combustível pode até ser menor”, completa.

Em um motor com turbocompressor, a energia dos gases que saem pelo escapamento é reaproveitada para movimentar o compressor do turbo, que, por sua vez, joga mais ar comprimido dentro do motor. Com essa maior quantidade de ar denso, é possível utilizar mais combustível, gerando mais potência. Por conta disso, quando o turbo é instalado, também é necessário recalibrar a injeção eletrônica do veículo. Para manter a mistura estequiométrica (de combustível e oxigênio), as informações do chip da injeção são reajustadas à proporção de combustão. “A cada uma unidade de volume de gasolina, é preciso catorze unidades de volume de ar”, explica Glauco.

Hoje, muitas montadoras estão investindo em motores menores turbinados, com o objetivo de diminuir a emissão de CO2 e o consumo de combustível. Um motor 1.0 turbinado pode alcançar a mesma potência que um 1.4 aspirado, porém, por ser menor e consumir menos combustível, ele se torna mais econômico. Antes os turbos eram associados apenas a carros esportivos, mas hoje as montadoras trabalham no desenvolvimento desses motores por conta da questão ecológica. “Para 2015, esperamos um crescimento significativo na oferta de turbos no Brasil”, conta Glauco.

Como consequência da turbinação, o tempo de vida do motor é reduzido, já que seu material e suas peças passam a trabalhar fora das condições originais para as quais foram projetadas. Segundo Glauco, a recomendação é que sejam feitas alterações moderadas (de até 30% de melhoria) para não comprometer a durabilidade do motor. “Além disso, é importante fazer a troca de óleo lubrificante em metade do tempo que costumava ser feita”, explica ele.

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