A indústria automobilística tem se mostrado cada vez mais competitiva no mercado brasileiro, com boa parte dos consumidores buscando conforto e tecnologia, enquanto outros consideram mais importante a economia e o custo benefício na hora de comprar um carro zero.
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, observando essas exigências do mercado, as montadoras iniciaram, há alguns anos, a construção de carros com motor três cilindros. Além de fazerem parte de uma tecnologia mais atual, esses novos motores proporcionam mais economia, reduzindo a despesa com combustível.
Glauco explica que após os motores três cilindros, outra inovação que deve se tornar tendência é a adoção de turbocompressor nos motores “pequenos”. Com a chegada do Up TSI, e seu motor que rende até 105 cavalos quando abastecido com etanol, as outras montadoras não irão ficar pra trás e tentarão competir com esse subcompacto. A Ford já estuda adotar o motor 1.0 turbinado (chamado pela marca de Ecoboost) no New Fiesta, com a potência parecida ao do atual motor 1.6 aspirado. O HB20, da Hyundai, também deverá receber um turbocompressor que presenteará o carro com 120 cavalos.
Vale ressaltar que a família Gol passará por mais uma reestilização antes da chegada de uma nova geração ao Brasil, e a Volkswagen deve adotar o mesmo motor 1.0 TSI do Up para empurrar essas carrocerias de cara nova.
Segundo Glauco, o melhor é que essas reduções de consumo de combustível resultam em produtos que emitem menos poluentes na atmosfera, acarretando também na redução de impostos, como o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), já que o veículo passa a se adequar em normas do programa Inovar-Auto.
De acordo com esse programa de incentivo, os veículos que consumirem 15,5% a menos até 2017 terão um ponto percentual abatido em seu IPI.
Ou seja, essa nova tendência de motores 1.0 tricilíndricos se torna boa para o meio ambiente, para o cliente e também para o mercado automotivo, que se torna mais competitivo. Aliás, a gama de opções existentes no atual mercado brasileiro já é bem chamativa. Dela, fazem parte alguns modelos como o Up, o Fox, o Hyundai HB0, o Ford Ka e o Nissan March.
E assim o mercado vai avançando, se modernizando e ficando mais competitivo. A tendência dos motores três cilindros se confirma com vários modelos passando a usar essa tecnologia. Além disso, os novos motores turbinados devem fazer com que muitos motoristas apreciem essa tendência, já que não existe a sensação de estar dirigindo um carro 1.0, mas na hora de abastecer permanece o consumo de carro 1000cc. Além do bolso do consumidor, a natureza também agradece.