Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Sem categoria

Turbo: Como é o esquema? Pra que serve?

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Nesses tempos de tuning é importante saber o significado e o funcionamento de sistemas automotivos interessantes, tirar suas conclusões e descobrir se é ou não relevante instalá-los no seu carro.

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o sistema de turbo é utilizado na mecânica como um artifício para aumento de potência em motores a combustão. Para tanto, é empregada uma peça conhecida como turbocompressor ou turbo (de turbina). Não deve ser confundido com o compressor que usa parte do torque do motor, também conhecido como compressor mecânico.

Atualmente, diversos modelos de série são dotados do sistema.

Glauco explica que os motores aspirados são os que não utilizam de nenhum artifício para aumento do fluxo de ar a não ser a aspiração natural resultante do movimento de descida do pistão no início de cada ciclo. Neste movimento o pistão gera vácuo parcial, que resulta na entrada de ar, pois a pressão no cilindro é menor que a atmosférica.

A segunda forma se dá através da colocação de um sistema de compreensão de ar que seria um compressor mecânico.

Segundo Glauco, os motores equipados com compressor mecânico não apresentam o turbo-lag e se baseiam em princípio semelhante ao turbo-compressor. Contudo a energia necessária para seu funcionamento, parte diretamente do motor. Uma ligação por correia em um sistema de polias entre o virabrequim e o compressor.

O compressor mecânico é mais simples: sua pressão se autolimita, sendo desnecessária a válvula de alívio do motor turbo. A pressão é limitada pela relação de diâmetros entre as polias do virabrequim e do compressor.

Deixe um comentário

SEO MUNIZ
Link112 SEO MUNIZ

Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts