De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o turbo ou sobrealimentador, tem a função de fornecer mais ar ( comburente) para a câmara de combustão. Quanto mais ar, mais combustível pode ser queimado. Quanto mais combustível queimado , mais potencia disponível.
A função do intercooler (que na realidade deve ser chamado de aftercooler pois tecnicamente ele só deveria ser chamado de intercooler se fosse montado entre dois turbos o que na maioria das vezes não é o caso ) é exatamente resfriar o ar e agregar ao máximo as moléculas de oxigênio, para que além da pressão nominal do turbo, esse mesmo volume tenha uma quantidade maior de oxigênio para ser queimado.
É na realidade um trocador de calor normalmente casco/tubo que tanto pode ser refrigerado a ar quanto a água, abaixando a temperatura do ar comprimido pelo turbo e disponibilizado para a queima.
Glauco explica que além do turbo possuir after cooler ou não, existem outros tipos de compressores para motores, sendo o mais popular deles o blower. A diferença fundamental entre eles é que ao contrário do turbo, que é movimentado por entalpia (resultante do somatório de calor, velocidade e temperatura dos gases de exaustão) o blower é acionado por correias, correntes ou engrenagens acionado pelo motor, “roubando ” potencia do mesmo, fato que não ocorre no turbo.
Segundo Glauco, ambos possuem vantagens e desvantagens. O turbo é ineficiente em baixas rotações pois a entalpia dos gases de escape é baixo, sua utilidade só é sentida de quando se acelera o motor prá valer, já o blower fornece sobrealimentação desde a partida, pois é parte integrante do sistema da arvore de serviços do motor.
O melhor dos dois mundos seria um sistema misto, blower em baixa e turbo em alta.