Glauco Diniz Duarte – Inovação Imobiliária
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, com a evolução da tecnologia, como um todo, podemos explorar cada vez mais as diversas maneiras de apresentar um imóvel. Vamos pensar no começo da era digital. A internet era tão lenta, que era impossível pensar em utilizar fotos de alta qualidade. Mas um detalhe importante é: não existiam câmeras à um preço acessível que tirassem fotos de alta qualidade (digital).
Mas, hoje em dia nós temos tudo. Da internet rápida o suficiente para carregamento de imagens até as câmeras digitais de alta qualidade nos nossos smartphones. Sem contar na habilidade de editá-las facilmente. Isso porque os softwares de edição também evoluíram com o tempo. Mas vamos ver algumas inovações, propriamente ditas, que podem ser atribuídas à esta evolução tecnológica do setor.
Fotografia em 360°
Um ponto importante é que quando falamos em fotografia em 360° é que nos referimos, também, à vídeos. Esta tecnologia vem sendo cada vez mais utilizada pelos diversos setores do mercado no qual ela pode ser relevante. Pode-se perceber este uso sempre que a empresa quer mostrar um produto de maneira mais completa. É o que se observa em sites de veículos, onde o interior do veículo é mostrado em 360°.
No caso de veículos pode-se perceber que as fabricantes optam por renderizações. É simplesmente mais conveniente para a situação específica em que elas se encontram. Mas no caso do mercado imobiliário, a foto em 360° é perfeita. Você não precisa tirar uma foto de cada parede. Ou se preocupar em pegar cada decoração importante no “frame”. Uma série de fotos em 360° permite que você mostre ao cliente tudo isto de maneira perfeita.
O custo de aquisição de uma câmera deste tipo está cada vez mais baixo. Além disso, a publicação deste tipo de fotografia não é tão complexa. Vários sites e portais imobiliários já suportam ou estão se desenvolvendo para ter suporte à mesma. As redes sociais também já têm suporte à esta tecnologia, como é o caso do Facebook e YouTube (quando pensamos em vídeos).
E é importante reforçar que o fato que possuímos internet de alta qualidade atualmente auxilia e muito na utilização desta tecnologia. De fato, fotos 360° são mais comuns que vídeos. Um dos fatores limitantes é a velocidade da conexão. Com o passar do tempo certamente observaremos mais e mais vídeos no YouTube e em outras plataformas filmados neste formato.
Saiba mais em: https://www.animaeng.com.br/
Realidade Virtual
É difícil falar em fotografia 360° sem mencionar a realidade virtual. Afinal de contas, embora ambas sejam tecnologias diferentes, elas se completam muito bem. Basta mencionar que a melhor maneira de se observar um vídeo ou uma imagem 360° é através de óculos de realidade virtual.
A realidade virtual em si é mais que uma simples imagem feita em 360°. Isso porque o objetivo da tecnologia é permitir que o usuário interaja com o local em que ele está imergido. Dessa maneira, uma imagem é estática e o usuário pode apenas observar. A tecnologia de realidade virtual visa permitir que o usuário possa também mover objetos, alterar o local virtual em que ele se encontra imergido.
Quando pensamos em inovação imobiliária, a realidade virtual permita a decoração e disposição de móveis em um cômodo virtualmente. Isso já era possível antes da realidade virtual. Afinal de contas, já existiam softwares para este tipo de planejamento. O que a realidade agrega é a imersão, você pode posicionar os objetos e ver como se estivesse no ambiente.
Utilizar a realidade virtual para permitir este nível de interação é algo relativamente incomum no setor. Mas a utilização da realidade virtual para permitir que usuários vejam imóveis como se estivessem no interior dos mesmos é algo já explorado por diversas imobiliárias ao redor do mundo. Não é necessária uma quantidade absurda de recursos financeiros para isso com apenas:
-
Uma câmera 360° para captura de imagens;
-
Um conjunto de óculos VR ou;
-
Algo que transforme um smartphone em um óculos VR (extremamente acessível);