Glauco Diniz Duarte – Quais são os requisitos para ser uma incorporadora
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, se você vai financiar um imóvel na planta ou adquirir um apartamento novo, é provável que se depare com os termos incorporadora imobiliária e construtora. Muitas vezes, os dois conceitos são tratados como sinônimos, mas não são — e entender a diferença entre eles é importante nesse momento.
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Isso porque a incorporadora têm funções e atuações mais amplas do que a da construtora. Veja, neste texto, todas as informações que você precisa para entender essa diferença e confira por que você deve contar com uma incorporação imobiliária de confiança!
O que é uma incorporadora imobiliária?
A incorporadora imobiliária organiza todo o processo de concepção e construção de uma edificação, desde o planejamento até a venda das unidades. Ela recebe esse nome porque o imóvel é “incorporado” ao terreno.
Como dito, suas funções são bastante amplas: é na incorporadora que ocorrem as primeiras pesquisas de mercado para identificar oportunidades de construção, passando pela concepção do empreendimento, até a compra do terreno, a coordenação da construção e chegando à venda.
É a incorporadora, portanto, que corre atrás dos serviços necessários para a construção e a divulgação de um empreendimento imobiliário. Ela precisa procurar financiadores, escritórios de engenharia e arquitetura, profissionais para o licenciamento ambiental, agências de publicidade, e por aí vai.
Qual é a diferença entre incorporadora e construtora?
A construtora é apenas uma das partes com as quais a incorporadora precisa se envolver para que os projetos saiam do papel. Trata-se da empresa responsável pela construção civil do empreendimento, no sentido mais literal da coisa — ela que coloca a “mão na massa” para que o imóvel fique pronto.
Depois que o planejamento já foi feito, o investimento providenciado e o projeto viabilizado, a incorporadora conta com uma construtora para levantar a edificação. Tudo o que envolve a construção fica a cargo dessa empresa, incluindo:
levantamento dos materiais — com base no projeto indicado pela incorporadora, a construtora deve levantar os materiais necessários para começar as obras;
contratação e gestão de mão de obra — essa empresa também é integralmente responsável por contratar as equipes que trabalharão no empreendimento;
execução do projeto — todo o processo de tirar o edifício do projeto e trazê-lo para o terreno da incorporadora é função da construtora;
realização de testes de segurança — é a construtora quem atesta e oferece garantias legais da segurança da construção, de modo que falhas estruturais são de sua responsabilidade;
atendimento às especificações — vale lembrar que, por maior autonomia que a construtora tenha para as obras, ela deve seguir todas as especificações da incorporadora, incluindo qualidade, prazos e orçamento.
Durante essa fase, a incorporadora continua tendo responsabilidade sobre o empreendimento, mas cumpre uma função mais administrativa e de supervisão. A construtora pode ser uma empresa à parte, contratada pela incorporadora, ou, ainda, ser parte do mesmo grupo empresarial.
Quais são as principais funções de uma incorporadora?
Agora que você já entendeu o que é uma incorporação imobiliária e sua diferença em relação à construtora, que tal entender melhor as funções desempenhadas por essa empresa? Veja só!
Pesquisas de mercado
É a incorporadora que fica de olho nos movimentos do mercado imobiliário, nas tendências para moradia e nas oportunidades que determinadas localidades apresentam. Ainda, a empresa faz pesquisas sobre o público-alvo da região e chega, assim, às bases para a criação de um projeto imobiliário.
A “personalidade” de um empreendimento tem a ver com essas pesquisas. Por exemplo, a incorporadora pensa se é melhor fazer apartamentos compactos ou com maior metragem, quais recursos farão parte da infraestrutura, se os prédios serão mais bem recebidos em bairros nobres ou populares etc.
Planejamento e viabilização
Com base em todas as pesquisas, a incorporadora começa a desenvolver o projeto do empreendimento. Para tanto, ela leva suas ideias a arquitetos e engenheiros, além de procurar um terreno que possa atender às condições que a construção exige.
Também é a incorporadora que cuida de todas as etapas burocráticas para viabilizar o projeto, como licenciamento ambiental, autorização do município, preenchimento de documentação etc.
Administração das obras
Com tudo em ordem e o projeto em mãos, a incorporadora providencia a parceria com uma construtora para o início das obras. Como dito, muitas vezes essa empresa faz parte do mesmo grupo, afinal, é preciso que haja muita confiança nessa parceria.
Isso porque, por mais que a construtora dê garantias legais da segurança da edificação e esteja atenta às especificações do projeto, é a incorporadora que presta contas do andamento das obras junto ao público. Assim, ela deve garantir que os prazos sejam cumpridos, os materiais sejam compatíveis àqueles que estavam no projeto e que o empreendimento saia como planejado.
Venda das unidades
Por fim, o processo de venda das unidades também fica a cargo da incorporadora. É comum que isso ocorra antes mesmo do início das obras, por isso, o lançamento das unidades exige um bom trabalho publicitário para atrair possíveis compradores antes que o edifício esteja pronto.
Desse modo, é possível levantar mais recursos para a construção. A prospecção e o relacionamento com os futuros moradores é então, feita pela incorporadora, normalmente por meio da mediação de corretores ou consultores de imóveis.
Como escolher uma boa incorporadora?
Diante de todas essas informações, você viu que a incorporadora está por trás de todos os processos até a entrega das chaves do seu futuro lar. Então, é importante ter muita confiança na empresa para comprar um apartamento que proporcione qualidade de vida à sua família.
Uma das principais atitudes nesse momento é pesquisar sobre a missão e a reputação das empresas, tanto da incorporadora quanto da construtora. Para tanto, visite o site do grupo, leia a história da empresa, seus valores etc. Além disso, vale a pena buscar informações em sites de proteção ao consumidor, como o Reclame Aqui.
Além disso, algumas características são a “assinatura” dos projetos de determinada empresa. Por isso, não deixe de buscar uma incorporadora que esteja alinhada ao que você busca de sua futura moradia, por exemplo, que preze por sustentabilidade, inovação e aconchego.
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SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
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Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
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Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
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Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
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Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.