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Modelos populares equipados com turbo se traduzem em economia na bomba

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o turbocompressor é tão antigo quanto o automóvel, mas só começou a se popularizar na década de 1970 com o Porsche 911 Turbo e com o BMW 2002 Turbo com foco totalmente voltado para a performance. Atualmente o turbocompressor se tornou um aliado na redução de consumo e emissões, pois permite que motores compactos tenham oferta de torque (força) semelhante e até mesmo superiores a propulsores maiores com aspiração natural.

Glauco explica que seu funcionamento consiste em reaproveitar os gases do escapamento para girar uma turbina. Esta por sua vez, rotaciona um compressor que espreme um grande volume de ar para as câmaras de combustão, e assim aumentando a potência e o torque do motor. Dessa maneira, é possível ter grande oferta de força em rotações mais baixas, que consequentemente se traduz em menor consumo.

Evolução
Até pouco tempo, destaca Glauco, o turbocompressor era visto como um problema, pois acentuava o desgaste do motor e acabou caindo no esquecimento, sendo relegado às oficinas de preparação. No entanto, o emprego de novos materiais como ligas metálicas mais resistentes, processos de fabricação mais sofisticados, lubrificantes mais eficientes, dentre outros quesitos permitiram aplicação do turbocompressor em praticamente qualquer tipo de motor, inclusive em modelos de baixo custo.

Na Europa, Japão e Estados Unidos é muito comum carros como unidades turbo em blocos compactos com três cilindros com volumes entre 1.0 litro e 1.4 litro, que oferecem desempenho e performance exemplares. No Brasil, grande parte dos modelos de luxo utilizam turbo, mas a o caracol também está presente em carros compactos e populares, onde o grande benefício está no bolso do consumidor.

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