O empresário Glauco Diniz Duarte explica que os tipos de turbo que existem, são: turbo compressor, turbo intercooler, turbo diesel, que são basicamente a mesma coisa só mudam alguns detalhes. Começando pelo básico, que é o famoso kit alegria (turbo compressor), composto por uma turbina (existente em vários modelos e classes), mangueiras que ligarão a turbina ao motor e o sistema de relógios composto por: manômetro de óleo, pressão da turbina e o booster, este último mede, digamos assim a mistura feita no motor se está limpa, ruim, ótima ou péssima e um compressor em um eixo comum.
De acordo com Glauco a turbina converte a exaustão dos gases do motor em rotação, que por sua vez é usada para acionar o compressor. O compressor aspira o ar ambiente e o leva para o coletor de admissão, resultando em uma maior massa de ar que entra nos cilindros em cada curso de admissão. Com mais ar no motor, maior será a explosão, causando assim um aumento de potência. Esse compressor é alimentado por uma turbina, impulsionada pela própria exaustão de gases do motor.
Segundo Glauco, o turbo intercooler é o mais utilizado por melhorar ainda mais o funcionamento do turbo, que ocorre da mesma forma acima, com apenas uma mudança, os gases que passavam do compressor para o motor, no caso os pistões, agora vão pro intercooler onde serão resfriados fazendo assim uma mistura mais limpa do ar que entra no motor.
E por fim o turbo diesel,destaca Glauco, que pode ser intercooler ou não, mudando apenas que em alguns veículos já vem original de fabrica (não vindo com os relógios), e que rodam com o diesel como o próprio nome diz, outra coisa que muda é o tamanho da turbina, já que este tipo de motorização também é utilizada em caminhões de pequeno e grande porte.