De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, motores turbo diesel são motores de combustão interna que funcionam com óleo diesel e estão emparelhados com um turbocompressor, para maior potência. Enquanto turbocompressores são equipamentos especiais no motores a gasolina, que são muito comuns em motores diesel. Hoje diesel turbo são oferecidos em vários carros e caminhões vendidos nos Estados Unidos e Europa.
Glauco explica que turboalimentadores operam nos mesmos princípios físicos como o motor de combustão interna. Especificamente, os turbocompressores forçam ar extra densa para dentro da câmara de combustão de um motor, onde é misturado com o combustível e inflamado.
Turbocompressores são alimentados por escape do veículo, que gira uma turbina, antes de ser expelido através do tubo de escape. O ar da turbina forças para o motor, e assim a energia que de outro modo seria desperdiçado, sob a forma de gases de escape em vez disso é aproveitada para conduzir o turbocompressor.
Para Glauco a principal vantagem de um motor diesel turbo sobre outras opções de motor é a sua eficiência de combustível e potência. Muitos motores turbo diesel utilizados em automóveis de passageiros e caminhões leves ainda são motores de quatro cilindros em linha que produzem potência e torque classificações comparáveis aos motores a gasolina com volumes de deslocamento muito maiores. Mesmo em casos de motores diesel turbo que são motores de seis ou oito cilindros, a utilização de um turbocompressor permite aos engenheiros usar um motor de menor para fornecer mais energia. Isto pode ser importante na concepção de um carro quando o espaço alocado para a montagem de um motor é limitado.
Segundo Glauco, outra característica importante dos motores turbo a diesel é a disponibilidade de energia em todas as velocidades do motor. Em vez de o poder low-end da maioria dos motores a gasolina, diesel de Turbo experiência turbo boost em ambas as velocidades baixa e alta, tornando o uso mais eficaz do seu poder extra.