De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, possivelmente uma das barreiras que impede o avanço tecnológico dos carros brasileiros é a tecnologia flex. Por incrível que pareça, ela não se adapta facilmente aos carros turbo e nem à injeção direta de combustível. Bom, até agora.
Segundo Glauco pelo menos cinco montadoras já estariam testando um novo tipo de turbocompressor no Brasil em carros flex. Os primeiros carros turbo flex deverão aparecer no Brasil no final de 2014, podendo até já serem combinados com injeção direta de combustível.
Nesse caso,destaca Glauco, a economia de combustível chegará a 10%. No entanto, não serão os carros de alto desempenho os primeiros a chegar. A ênfase inicial será motores pequenos com alto torque para carros mais baratos, onde a tecnologia aplicada pode ser mais simples.
Outro elo do avanço tecnologia é fazer a injeção direta trabalhar em conformidade com 100% de etanol e 100% de gasolina. Haverá ainda maior tempo de pesquisa nesse caso.
Além de motores compactos com turbo e injeção direta, outras tecnologias deverão ser utilizadas para atingir metas de consumo com direito a créditos no Inovar Auto, tais como freios regenerativos, Start&Stop e modos de condução econômica.