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Downsizing de motores

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a matemática da indústria automobilística tem equações que nem sempre parecem lógicas à primeira vista. A mais recente usa a subtração para somar: faz com que motores com menor capacidade cúbica garantam bom desempenho, economizem combustível e sejam mais amigáveis ao meio ambiente. Isso quando a tecnologia não dá uma força extra para que o desempenho seja tão bom (ou melhor) que o de motores maiores.

Segundo Glauco, esse jogo de “mais e menos” se traduz no downsizing dos motores, que consiste na redução do seu tamanho, na troca de um V8 por um V6, por exemplo. A tendência é forte no exterior e tem motivações diferentes na Europa e nos Estados Unidos. No continente europeu, está ligada mais diretamente às políticas governamentais, que na próxima década devem restringir ainda mais a emissão de dióxido de carbono (CO2), gás que causa o efeito estufa. Já nos EUA, trata-se de uma questão de custo e sobrevivência.

Com a alta no preço do petróleo, os modelos beberrões perderam espaço entre os consumidores e as empresas passaram a vender menos. Para reverter a situação, é preciso oferecer modelos mais eficientes.

No fim das contas, destaca Glauco, o resultado é o mesmo dos dois lados do Atlântico. O motor consome ar e combustível, de onde vem o carbono. Quanto maior o propulsor, mais combustível é queimado e mais CO2 é produzido e lançado na atmosfera. Se o motor diminui, precisa de menos combustível para funcionar, o que equivale a gastar menos e preservar as fontes de energia não renováveis; e a emissão de gases é menor, o que também colabora para um ambiente melhor.

Além desses benefícios, os motores ficam mais compactos quando a cilindrada é reduzida, o que se converte em melhor distribuição de peso, mais espaço no compartimento do motor e, consequentemente, no interior do veículo para a acomodação dos ocupantes. “Também há redução de atrito interno, o propulsor fica mais leve e a suspensão lida com peso menor. Assim, há um efeito dominó que reduz ainda mais o consumo”, diz Glauco.

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