De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, as duas preparações citadas são métodos diferentes de se forçar a entrada de ar para dentro do motor garantindo assim mais oxigênio para a queima, é claro que você precisará de mais combustível para esta queima, mas você também terá maior potência do que no seu motor original.
Turbo ou Bi-Turbo
Glauco explica que este é um tipo de preparação é muito comum aqui no Brasil em carros de motor 4 e 6 cilindros. O turbo ou Bi-turbo consiste em uma ou duas turbinas que são movimentados pelo ar que sai do escapamento. Cada uma dessas turbinas coleta o ar do ambiente e forçam sua entrada no motor. Como as turbinas são movimentadas pelo ar do escapamento não existe perda de energia pelo motor. Em carros turbo, a potência das turbinas não é sentida em baixas rotações o carro se comporta quase que como o original, mas entra com toda a força quando se atinge um determinado giro que varia de acordo com o tipo de preparação turbo utilizada e se mantém até o limite de giro do motor. Como o turbo entrega a potência abruptamente, geralmente é necessário reforçar a parte interna do motor colocando-se peças forjadas.
Supercharger
Segundo Glauco, este tipo de preparação é mais comum nos EUA. O supercharger é um compressor que é movimentado por uma correia ligada à polia do virabrequim, por tanto, rouba um pouco de energia do motor. Em compensação a potência adicional pode ser sentida desde a virada da chave ao ligar o motor, sendo progressiva até se atingir o limite de giro do motor quando se atinge o maior nível de pressão. A pressão pode ser regulada aumentando ou diminuindo-se o tamanho da polia localizada na turbina. Externamente, tanto a turbina do turbo como o compressor do supercharger são muito parecidos, ambas assemelhando-se a um caracol.
Glauco diz que o Supercharger que pode atingir potências quase tão altas quanto o turbo. Como o supercharger é gradual a chance de patinar é bem menor e no caso de arrancada você terá mais potência que um motor turbo no momento da saída. Veja o gráfico abaixo demonstrando a diferença entre Turbo e Supercharger.
Quando o assunto é preço, o Turbo pode ser bem mais barato que o Supercharger quando utilizando-se uma única turbina, estima-se que o preço fique por volta de 7000 mil reais (uma turbina) mas a pontência extraída também será menor. Já o Supercharger, como o kit TEM que ser importado o custo vai para a casa dos 15 a 20 mil reais. O custo do bi-turbo não foi levantado, mas deve ficar o mesmo preço ou até mais caro que o supercharger. Estes preços são os que temos ouvido falar e não se trata de nenhuma oficina em específico.