Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Sem categoria

Como funciona a Injeção Direta de Combustível?

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Qual motor irá equipar deu próximo carro ou caminhão? Se você está brincando com a ideia de comprar um automóvel Diesel por sua economia de combustível, bem, você não precisa desconfiar e desistir dos carros a Gasolina, ainda não pelo menos.

Isso ocorre porque uma das tecnologias que faz os modelos a Diesel serem tão frugais já está equipando modelos movidos à gasolina, comenta o empresário Glauco Diniz Duarte. E se chama Injeção Direta de Combustível, e isso se refere em como o combustível atravessa seu caminho dentro da câmara de combustão.

Segundo Glauco, em um motor com Injeção Direta de Combustível, a gasolina faz menos voltas do que em um motor com injeção indireta. Essa injeção indireta causa várias ineficiências na queima de combustível, e isso pode resultar em muita energia perdida durante o clico do motor – e você não terá o melhor pelo dinheiro gasto pelo abastecimento.

Porém,analisa Glauco, em um motor com Injeção Direta ao invés do combustível passar do período de espera em um motor comum, ele se encaminha diretamente para a câmara de combustão. Isso permite que a queima do combustível seja mais uniforme e completa. Para o motorista isso aparece em uma melhor autonomia e pelo melhor rendimento do motor relacionado à potência encaminhada às rodas.

De acordo com Glauco, no passado, a Injeção Direta teve que passar por muitos obstáculos para se tornar economicamente viável e eficiente para os carros de produção em massa movidos a gasolina. Mas com os avanços tecnológicos e a grande pressão governamental para os carros se tornarem mais limpos e eficientes, parece que a injeção direta veio pra ficar. De fato, a maioria das fabricantes de carros faz planos para produzir essa tecnologia o quanto antes para obter essa vantagem desse sistema de economia de combustível.

Princípios básicos da Injeção Direta de Combustível.
Os motores movidos a Gasolina trabalham sugando uma mistura de ar-combustível no cilindro, comprimindo-a com o pistão, e a ignição fica a cargo de uma fagulha da vela; resultando na explosão que empurra o pistão para baixo, produzindo a potência. A tradicional injeção indireta funciona primeiramente com uma pré mistura ar-combustível na câmara fora do cilindro chamada coletor de admissão. No sistema de Injeção Direta o ar e a gasolina não são pré-misturados; o ar vem do coletor de admissão, enquanto a gasolina é injetada diretamente no cilindro.

Vantagens da Injeção Direta de Combustível.
Segundo Glauco, combinada a um preciso gerenciamento da ECU, a Injeção Direta permite um controle mais preciso em relação à quantidade de combustível injetada e, além disso, o tempo de injeção (exatamente onde o combustível é introduzido no cilindro). A localização do bico injetor também permite a otimização do esguicho que funciona como um “conta-gotas” mecânico, e injeta a quantidade de gasolina suficiente para aquela rotação do motor. O resultado é uma combustão mais precisa – e em outras palavras, mais da quantidade da gasolina injetada é queimada, e isso se traduz em maior potência e menos poluição em cada gota de gasolina.

Desvantagens da Injeção Direta de Combustível.
A primeira desvantagem da Injeção Direta são sua complexidade e seu custo. Esses sistemas são mais caros em sua construção (bem mais caros para os Brasileiros pela falta de especialização na área por parte dos mecânicos – lembram quando surgiu os 16V? Mais ou menos por aí), porque seus componentes precisam ser mais robustos – Eles seguram o combustível a uma pressão extremamente mais alta, ao contrário dos motores de injeção indireta, pois seus bicos injetores precisam ser capazes de resistir às altas temperaturas da combustão dentro dos cilindros

Interesses renovados sobre a Injeção Direta de Combustível
A tecnologia da Injeção Direta é uma realidade desde a metade do Século 20; entretanto, algumas montadoras a adotaram em seus carros de produção em massa. A Injeção de Combustível eletronicamente controlada fez um ótimo serviço perto do que chamamos de baixo custo, e oferece muitas vantagens acima do antiquado carburador mecânico, que foi o sistema de combustível dominante até a década de 80. Portanto os recentes desenvolvimentos feitos por causa dos lançamentos de foguetes aeroespaciais para economia de combustível por causa dos altos valores e por causa da legislação de emissões lideraram muitas montadoras começarem a desenvolver esses sistemas. Você pode esperar para ver muitos carros usando esse sistema num futuro bem próximo, (ou então possuir um).

Os Dieseis e a Injeção Direta
Virtualmente todos os motores movidos a Diesel possuem injeção direta. Porém, por causa de seu diferente processo de combustão (os motores a gasolina fazem a compressão da mistura ar-combustível com uma fagulha; os movidos a Diesel fazem a compressão somente do ar, então esguicham no combustível o qual é inflamado pelo calor e pela pressão), seus sistemas de injeção diferem no desenho e na operação do sistema de injeção direta de combustível dos motores movidos a Gasolina.

Deixe um comentário

SEO MUNIZ
Link112 SEO MUNIZ

Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts