O empresário Glauco Diniz Duarte vai explicar como funciona o turbo do carro. Certamente todo mundo sabe que o objetivo principal é oferecer mais potência ao motor.
Segundo Glauco, para cumprir este objetivo de oferecer mais potência sem ter que aumentar o tamanho do motor, é necessário criar uma melhora no rendimento volumétrico, ele é o sistema responsável por conseguir colocar mais ar dentro dos cilindros.
Glauco explica que o turbo é formado por dois rotores que trabalham dentro de câmaras projetadas em formato de caracóis. Eles são interligados por um eixo e funcionam de maneira solidária, eles vão sempre girar na mesma velocidade.
Para te auxiliar a compreender melhor o funcionamento de um turbo, vamos dividi-lo em duas partes:
• Parte quente – Um dos rotores faz parte da parte quente, ele vai ficar ligado à saída do escapamento.
• Parte fria – O outro rotor faz parte da parte fria, ele é chamado de compressor e faz parte do sistema de admissão de ar.
Você deve saber que o escapamento de um motor de combustão interna, será uma impressionante fonte de energia mecânica e calórica, tudo isso só será possível, graças à alta velocidade e temperatura com que os gases já queimados serão expelidos.
Para Glauco a poderosa energia cinética gerada por estes gases é a responsável por impulsionar o rotor do turbo e também o compressor da parte fria, uma vez que eles estão interligados por um eixo. A parte fria do turbo utiliza a energia do escapamento na parte quente. Ela admite ar atmosférico do filtro de ar e em seguida os comprime para dentro dos cilindros.
Desta forma o motor turbo contará não somente com a pressão atmosférica, mas também com todo este ar pressionado para dentro dos cilindros. Graças a tudo isso, é possível gerar muito mais potência e mais torque.
Alguns motores são equipados com um intercooler, este equipamento é responsável por resfriar e diminuir o ar já pressionado pelo turbo. Com este acessório, o aumento de rendimento volumétrico é ainda mais impressionante. Com o auxílio do intercooler, a entrada de ar no motor é ainda maior, isso proporciona uma explosão mais forte dentro dos cilindros, consequentemente resultando em mais potência.