De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, a combinação de turbocompressor e motor de 1 litro é uma tendência e, tudo indica, vai se expandir.
Na realidade, não chega a ser uma novidade pois o Gol, em 2001, tinha uma versão com esse arranjo que desenvolvia 112 cv, mais voltada para desempenho do que economia de combustível.
Preço dos novos modelos gera discussão, mas até esse ponto tem realce curioso.
Quem joga forte
Em julho do ano passado, a Volkswagen lançou o up! de 1 litro, três-cilindros, turbo e injeção direta (etanol/gasolina) para buscar desempenho e, ao mesmo tempo, menor consumo.
Hyundai deu sua resposta em abril último com o HB20. Seu tricilíndrico turbo também é flex e a potência de 105 cv iguala-se à do up!, mas perde em torque. Ao adotar a injeção no duto (na Coreia do Sul a injeção é direta na câmara de combustão), teve de manter a partida auxiliar a gasolina em dias frios.
Segundo Glauco, solução harmoniosa entre desempenho e consumo acaba de estrear no Fiesta. Motor EcoBoost de três cilindros alcança 125 cv e 17,3 kgfm.
Motores turbo 3-cilindros devem aparecer em breve no Golf e, provavelmente, também no Focus. O caminho está aberto.