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Turbo Compressor

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

O turbo compressor é um importante componente, sobretudo nos carros mais pesados e que transportam cargas, pois tem o objetivo de aumentar a potência do motor, sendo algumas vezes instalado também nos veículos cujos motoristas buscam maior rendimento da máquina, comente Glauco Diniz Duarte, presidente da Turbo Brasil. A ideia da peça é fornecer mais ar para o motor, ampliando a mistura ar-combustível que vai sofrer combustão, expandindo a queima e gerando mais potência.
Manutenção preventiva da peça

A durabilidade da peça, se o veículo for bem utilizado, acompanha mais ou menos a vida útil do motor. Ou seja, pode ser que o turbo compressor dure por anos sem trazer problemas. Por isso, o motorista deve tomar alguns cuidados para manter a peça durável por mais tempo.

Em primeiro lugar, deve-se atentar para o fato de que o turbo compressor funciona de modo independente ao motor do veículo: os gases do escapamento do carro são reaproveitados para volver o rotor da turbina, que gira o rotor do compressor por meio de um eixo. A carcaça do compressor pressiona o ar atmosférico até o cilindro, comprimindo o pistão e, assim, ampliando a mistura ar-combustível. Isso quer dizer que o ar que vem do escapamento não é admitido no cilindro do carro, como alguns pensam: esses gases seguem para a atmosfera, depois de passar pelo sistema de exaustão, ainda que utilizados pelo turbo compressor.

Quando o motorista for dar partida no automóvel, recomenda-se que o deixe em marcha lenta até o indicador da luz de óleo apagar, visto que a lubrificação passa pela máquina até chegar depois ao turbo compressor, que apresenta rotação mais elevada. Mais do que isso, o descaso do condutor com relação à manutenção correta do óleo do motor pode ser o principal causador de estragos nesta peça. O turbo opera com rotações e temperaturas muito altas, o que exige uma boa lubrificação para o trabalho em condições ideais.

Benefícios de se realizar a troca da peça
Se a troca de óleo deixar de ser realizada no momento adequado, conforme aconselhado pelos fabricantes, a temperatura excessiva pode esturricar o óleo remanescente que fica no eixo, ou até formar uma borra de carvão, a qual se torna um obstáculo para a apropriada passagem de óleo no sistema, afirma Glauco. E se o óleo for apenas completado, poderá, com o tempo, ajuntar impurezas e partículas mais duras, fazendo com que o óleo perca a viscosidade e origine o entupimento das câmaras da carcaça central da peça.

A correta manutenção do óleo, o uso adequado do veículo e a substituição da peça — quando estiver com problemas — proporcionam o melhor aproveitamento do motor e do desempenho, tanto da peça quanto do carro como um todo. É importante dizer que os turbos compressores que são vendidos no mercado como remanufaturados correspondem a peças usadas que passam a ser reutilizadas na linha de produção do fabricante, podendo atingir a mesma vida útil de uma peça nova, otimizando o consumo de combustível e diminuindo a emissão de poluentes. Mas o turbo recondicionado geralmente não tem procedência segura, o que não garante sua vida útil nem a potência do motor.

Para garantir o mais alto desempenho, vale a pena investir em uma peça novinha em folha para seu possante, não é mesmo?

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