O turbocompressor, conhecido popularmente como turbo, é basicamente uma “bomba de ar”.
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte o turbocompressor tem a função de comprimir fazendo caber mais massa de ar dentro do mesmo volume das câmaras de combustão e isto, consequentemente, aumenta a eficiência volumétrica do motor, favorecendo a combustão de mais combustível e gerando mais potência e torque no motor.
Glauco diz que os gases quentes de escape que deixam o motor após a combustão fazem girar o rotor da turbina. Este rotor é ligado a um outro rotor por um eixo. A rotação do rotor da turbina provoca a rotação, na mesma velocidade, do rotor do compressor. A rotação do rotor do compressor puxa o ar da atmosfera, o comprime e o bombeia para dentro do motor.
Glauco explica que o supercompressor (também conhecido como supercharger ou blower) também é um compressor de ar usado para forçar a entrada de ar nos cilindros de um motor de combustão interna. Porém, um supercompressor é conectado ao virabrequim por uma correia (geralmente dentada) e duas polias, é instalado entre o sistema de alimentação (carburador, injeção mecânica ou injeção eletrônica) e o coletor de admissão. Sua finalidade é muito semelhante a do turbocompressor, mas um turbocompressor é acionado pela energia dos gases de escape gerados no motor para girar uma turbina. Em aplicações onde uma quantidade grande de força física é mais importante que qualquer outra coisa, como nas corridas de dragsters e em veículos utilizados nas competições tractor pulling, os supercompressores são muito comuns. É muito popular em motores norte-americanos, principalmente os V8.
Finalidades comuns do turboalimentador e do supercompressor:
• Auxílio na redução da emissão de gases poluentes, pois se injeta mais ar ao motor fazendo com que a combustão seja mais completa e mais limpa, principalmente no Diesel;
• Prevenção de perda de potência ou na emissão de fumaça preta (Diesel) em grandes altitudes;
• Possibilidade de um motor de menor porte ter a mesma potência que um motor muito maior;
• Redução de consumo de combustível. A perda de calor pelo atrito aumenta drasticamente com o aumento do tamanho do motor. Menores, os motores aproveitam melhor a energia desperdiçando menos energia por calor e atrito;
• Tornar motores maiores ainda mais potentes