De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, os novos motores eletrônicos são muito menos poluentes e proporcionam maior economia, durabilidade e bons resultados na sua utilização seja ela de trabalho, lazer ou transporte. Mas é sempre importante mantê-lo dentro dos parâmetros definidos pelo fabricante.
Uma medida importante, além das revisões e manutenções usuais, é que esse trabalho seja feito por uma concessionária ou rede credenciada. Funcionários treinados e preparados para usar os equipamentos de diagnose de última geração garantirão que o motor do seu veículo trabalhará sempre em suas melhores condições de funcionamento. Tudo é feito por meio de um sistema computadorizado e software compatível com a unidade motriz utilizada.
Glauco explica que hoje esse procedimento é muito simples, porém, exige equipamento correto e mão-de-obra especializada. Não adianta levar seu veículo em uma oficina cujo equipamento só lerá “códigos de falha” e não identificará os “parâmetros do motor”. Isso significa que ele poderá apontar a falha, mas não o que está provocando essa irregularidade. O mecânico poderá trocar uma peça desnecessária e não resolverá seu problema.
Os equipamentos atuais, segundo Glauco, em mãos experientes, são capazes de identificar tudo o que acontece com seu motor, desde temperatura de óleo e água, nível de óleo, temperatura e pressão do ar usado no sistema de injeção, posição do pedal do acelerador, consegue até ler até a altitude em que o carro está trabalhando.
Portanto, com a manutenção correta feita nos lugares certos, com equipamentos adequados e executada por profissionais com conhecimento, seu motor diesel será econômico, funcionará perfeitamente, terá uma longa vida útil e, provavelmente, não exigirá intervenções mecânicas caras e demoradas.