Está claro que os motores do ciclo diesel são mais resistentes e duráveis do que os propulsores do ciclo Otto, porém isso não significa que ele não necessite de bons cuidados durante a sua vida útil.
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, os propulsores modernos são equipados com turbocompressores, trabalham com maior velocidade e sob um regime de pressão maior dentro dos cilindros. Apesar de serem concebidos para suportar essas características sem o menor problema, não custa dar uma ajudazinha para a sua longevidade.
Segundo Glauco, uma das regras básicas é usar óleo lubrificante de qualidade e com especificações corretas para motor diesel. Ele vai garantir maior economia de combustível, impedir a formação de depósitos e proporcionar menor desgaste e corrosão das peças internas do motor. Trocar o óleo lubrificante nos períodos recomendados pelo fabricante não é uma dica, é uma obrigação, mas tem quem não respeite muito esse “conselho”.
Abastecer em posto idôneo, com diesel de qualidade, é imprescindível para o bom funcionamento do motor e durabilidade do conjunto injetor de combustível (bomba e bicos). Combustível sem contaminação, sem impurezas, impedirá a aceleração da deterioração dos filtros: é garantia de motor limpo, rodando milhares de quilômetros.
A manutenção periódica do ajuste de folga de válvulas, teste dos bicos e bomba injetora, a verificação da validade dos filtros de ar e de óleo e do desgaste das correias é imprescindível. O perfeito estado de funcionamento do sistema de arrefecimento é precaução simples, mas que vai evitar dores de cabeça em longo prazo. Com um mínimo de cuidados você terá o máximo de vida útil para seu motor diesel.