Atraso na troca do óleo, nível baixo do lubrificante ou óleo contaminado são grandes inimigos do turbo. Além disso, três dicas básicas de condução do veículo ajudam muito a evitar problemas.
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o turboalimentador é um dispositivo que gira a velocidades enormes – até 100.000 rpm. Sua função é introduzir um maior volume de ar dentro das câmaras de combustão e, consequentemente, favorecer a combustão e gerar mais potência e torque no motor.
Glauco explica que um motor turboalimentado pode ter potência até 40% superior ao de um propulsor convencional, aspirado. Também, se estiver bem dimensionado, gera menos fumaça e maior desempenho.
Então, se faltar óleo, a pane pode acontecer. Mas vale anotar estas três dicas também: devido à natureza do funcionamento do motor e do turboalimentador, em qualquer veículo uma boa dica de preservação do equipamento é aguardar 30 segundos com o motor em marcha lenta antes de desligá-lo. Isso permite que o turboalimentador também reduza seu nível de atividade, já que o motor entra na condição de funcionamento de espera assim que o motorista tira o pé do acelerador.
Da mesma forma, diz Glauco, quando o automóvel é ligado, também é aconselhável não acelerar bruscamente o motor imediatamente após a ignição. Finalmente, a terceira dica: é bom evitar o funcionamento em marcha lenta por períodos prolongados, o que prejudica a lubrificação do turbo. Como se vê, cuidar desse dispositivo é muito fácil.