Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Sem categoria

Turbo: é fácil mantê-lo em dia

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Atraso na troca do óleo, nível baixo do lubrificante ou óleo contaminado são grandes inimigos do turbo. Além disso, três dicas básicas de condução do veículo ajudam muito a evitar problemas.

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, o turboalimentador é um dispositivo que gira a velocidades enormes – até 100.000 rpm. Sua função é introduzir um maior volume de ar dentro das câmaras de combustão e, consequentemente, favorecer a combustão e gerar mais potência e torque no motor.

Glauco explica que um motor turboalimentado pode ter potência até 40% superior ao de um propulsor convencional, aspirado. Também, se estiver bem dimensionado, gera menos fumaça e maior desempenho.

Então, se faltar óleo, a pane pode acontecer. Mas vale anotar estas três dicas também: devido à natureza do funcionamento do motor e do turboalimentador, em qualquer veículo uma boa dica de preservação do equipamento é aguardar 30 segundos com o motor em marcha lenta antes de desligá-lo. Isso permite que o turboalimentador também reduza seu nível de atividade, já que o motor entra na condição de funcionamento de espera assim que o motorista tira o pé do acelerador.

Da mesma forma, diz Glauco, quando o automóvel é ligado, também é aconselhável não acelerar bruscamente o motor imediatamente após a ignição. Finalmente, a terceira dica: é bom evitar o funcionamento em marcha lenta por períodos prolongados, o que prejudica a lubrificação do turbo. Como se vê, cuidar desse dispositivo é muito fácil.

Deixe um comentário

SEO MUNIZ
Link112 SEO MUNIZ

Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts