O empresário Glauco Diniz Duarte explica que a turbina do turbo alimentador, que consiste em um rotor e carcaça, converte o gás de escape do motor em energia mecânica para acionar o compressor.
Segundo Glauco, o gás, que é restringido pela área da seção transversal de vazão da turbina, resulta em queda de pressão e temperatura entre a admissão e saída.
Esta queda de pressão é convertida pela turbina em energia cinética para mover o rotor da turbina.
A Turbina é um equipamento que aumenta o torque e a potência do motor por meio do incremento da mistura ar/combustível, propiciando a construção de motores menores e mais potentes.
Devido ao reaproveitamento dos gases expelidos pelo motor para acionar o rotor da turbina e consequentemente o rotor do compressor, o ar é admitido e enviados para os cilindros sob pressão, proporciona assim, uma melhor queima de combustível, diminui a emissão de poluentes, melhora a dirigibilidade e confere um excepcional desempenho no motor.
Glauco destaca que a turbina é composto por uma turbina e um compressor de ar rotativos, situados em lados opostos de um mesmo eixo. Os rotores do compressor e da turbina são envolvidos por carcaças denominadas carcaça do compressor e carcaça da turbina, cuja função é direcionar o fluxo de gases através das palhetas dos rotores.