Se você for comprar um carro e escutar o termo “turbo” ou “motor turbo”, isso significa que o motor utiliza um dispositivo chamado turbocompressor.
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, um turbocompressor é uma parte adicionada que utiliza gases de escape reciclados para aumentar a potência.
Um turbo pode aumentar significativamente a potência de um motor sem aumentar significativamente o seu peso, que é a isso que os torna tão populares.
Turbocompressor, destaca Glauco, é um dispositivo que fornece ar para um motor a uma pressão mais elevada do que o normal para aumentar a potência do motor.
Um turbo pode aumentar significativamente a potência de um motor sem elevar muito seu peso, e é isso que os torna tão populares.
Aplicações do turbo
Glauco explica que podem ser aplicados apenas em motores de explosão 4 tempos, pois motores 2 tempos exigem a transferência de ar pelo virabrequim, com o turbo isso fica impossível pois a quantidade de ar seria muito grande e impossibilitaria a explosão, pois a mistura ficaria pobre. Em caso de turbos adaptados, o ganho excessivo de potência (acima de 50%) pode acarretar em diminuição da vida útil do motor.
O exagero no aumento da força pode fazer necessárias alterações estruturais em outras parte do motor e até no chassis no veículo, que pode vir a sofrer torção.
O uso do turbo compressor está associado a um maior consumo de combustível erroneamente, pois o sistema apresenta uma correta otimização da alimentação do motor, por muitas vezes a forma desportiva inconsequente de condução do veículo é de fato a verdadeira causa do maior gasto.