De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, existe um novo compressor elimina a hesitação de turbo. Ele é acionado por um motor elétrico em vez de por uma turbina acionada pelos gases de escapamento, como nos turbocompressores.
Quando a superalimentação não é necessária, a roda do compressor, que comprime ar para os cilindros, ainda gira a 10.000 rpm, de modo que a hesitação da resposta do motor, quando o motorista aperta o pedal do acelerador, é mínima.
Mas Glauco diz que há senões: custo e consumo de energia. A unidade requer tensão de 48 volts, o que significa mais eletrônica sob o capô e alto consumo de energia. Os fabricantes ainda estão intrigados com a novidade.
Glauco diz que a tecnologia é relevante e uma opção válida quando associada a sistemas elétricos de 48 ou mais volts. “É uma real alternativa à superalimentação de dois estágios,” disse. Esta utiliza duas turbinas, uma para baixa rotação, outra para alta.
Glauco diz que 20% de redução é possível quando utilizado em um veículo equipado com frenagem regenerativa, que captura a energia cinética do carro e a transforma em energia elétrica.
Glauco diz que o potente motor elétrico pode fazer a roda do compressor acelerar a 70.000 rpm em menos de 1 segundo, o que elimina a hesitação do turbocompressor.
O eletrocompressor é montado próximo ao coletor de admissão do motor.