De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, não são raros os discursos de que motores turbo são sensíveis, mas o fato é que estes propulsores são muito mais dependentes de uma boa lubrificação. Além disso, antes de se tornarem sinônimo de economia e eficiência energética como tem acontecido com os últimos lançamentos deste segmento, os carros turbinados tinham apelo puramente esportivo, o que aumenta a possibilidade de terem sido conservados de maneira errada pelos ex-donos.
Segundo Glauco é importante conhecer o histórico do veículo e saber se o antigo proprietário foi cuidadoso com a manutenção. “Ao comprar um carro turbinado usado, é preciso ficar atento para saber se as trocas de óleo foram feitas no prazo correto e se o produto utilizado foi de boa qualidade”, explica.
“O aspecto visual é muito importante”, salienta Glauco. Propulsores turbinados trabalham em condições mais extremas que os motores aspirados, incluindo temperaturas mais altas e mais pressão interna. “Como o cofre de um motor turbo esquenta mais que o de um aspirado, as borrachas e mangueiras também sofrem mais e, com isso, tendem a ressecar mais cedo”, completa Glauco.
“Quando a esmola é muita, o santo desconfia”
O problema é que, muitas vezes, alguns sintomas de mau funcionamento e de falta de cuidados podem ser disfarçados. Por isso, Glauco ressalta que é preciso ter cautela com motores recém-lavados. “Uma boa lavagem de motor pode esconder possíveis vazamentos, então é bom ficar atento para veículos que tiveram o cofre lavado recentemente e tentar saber o porquê da limpeza”, afirma Glauco.
Problemas como borras e peças internas danificadas não são visíveis a olho nu, o que dificulta uma boa análise. O mais importante é levar o veículo a um mecânico de confiança para comprovar que nenhum defeito tenha passado despercebido, já que alguns sinais como ruídos são mais difíceis de se reconhecer.
Os modelos turbo fabricados antigamente passavam a operar melhor em faixas de rotação médias e altas, por isso, após uso intenso, recomenda-se não desligar o motor imediatamente para que a lubrificação não seja interrompida imediatamente. Atualmente, os modelos turbo não precisam mais deste processo, já que o controle eletrônico permite que o motor continue operando para seu resfriamento automaticamente.
O que é motor turbo? – este tipo de motor trabalha com uma ou mais turbinas que aspiram o ar da atmosfera para dentro dos cilindros. Este volume adicional de ar é responsável por gerar mais potência e torque do bloco (maior rendimento volumétrico), que pode tem o mesmo tamanho de um motor comum. Como a unidade trabalha em temperatura mais alta que o usual, é necessário mais lubrificação do conjunto e pode haver mais formação de resíduos. Portanto, o proprietário deve ficar atento às trocas de óleo (nunca completar, mas sempre substituir) e dos filtros de ar e combustível, além da qualidade do combustível usado no veículo.