O empresário Glauco Diniz Duarte explica que é difícil determinar a vida útil de um motor, mas seja ele turbo ou aspirado os padrões de durabilidade são os mesmo.
Segundo Glauco, ambos são devidamente projetados pelas montadoras para ter uma vida longa, que ultrapasse os 10 anos de uso. “Os dois tipos devem atender as mesmas especificações de resistência”.
Glauco explica que, independente das diferenças entre um tipo e outro, a longevidade do bloco deve ser a mesma. “Mesmo no caso do motor turbo, que é mais robusto, com pistões e válvulas mais reforçadas”, pontua.
Quanto aos planos de manutenção ou intervalos para as revisões periódicas, também pouco se diferem. “A única diferença é que os motores com turbocompressores usam um tipo óleo diferente, pois trabalham em condições de temperatura mais elevada”. Glauco, no entanto, ressalta que os parâmetros de durabilidade serão distintos em apenas no caso dos blocos “turbinados” em oficinas. “Nesse caso, não dá para esperar que um motor adaptado, por melhor preparado que seja, tenha a mesma vida útil de um que foi desde o princípio projetado com o turbo pela montadora”.