
De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte basicamente o propósito do turbo e do compressor é o mesmo: Forçar a entrada de maior quantidade de ar para câmera de combustão do motor comprimindo-o. Mais ar significa mais combustão, ou até mesmo o aproveitamento melhor combustível podendo até mesmo torna o carro mais econômico, por propiciar um queima mais eficiente. No entanto existem muitas diferenças no funcionamento de um Turbocompressor e um Compressor. Superficialmente o turbo funciona aproveitando a potência residual dos gases de escape enquanto que os compressores funcionam através de uma correia movida pelo motor. Os compressores são mais eficientes a baixas rotações. Já os turbos, devido ao tempo de resposta, são mais eficazes a altas rotações. Explicando melhor:
Turbocompressor, superalimentador de ar, turbina ou como popularmente conhecido Turbo:
Segundo Glauco sabe-se que o torque de um motor está diretamente relacionado à massa de ar que o mesmo consegue aspirar por ciclo de admissão. O turbo comprime o ar antes de ser admitido pelo motor. Assim, dado um mesmo volume de ar, têm-se muito mais massa de ar devido à compressão.
Glauco diz que um turbo-compressor pode ser dividido em duas partes: a turbina (também conhecida como parte quente) e o compressor (parte fria), o nome se dá devido à diferença de temperatura das duas partes que pode exceder centenas de graus durante o trabalho.
O funcionamento do turbo se dá da seguinte forma, para conseguir essa compressão do ar, o turbocompressor utiliza o fluxo dos gases de escapamento do motor para girar uma turbina, que, por sua vez, gira um compressor que puxa ar de fora e pressuriza esse ar para admissão do motor. O turbocompressor é instalado junto ao coletor do escapamento, e por esse motivo principalmente é muito quente precisando de lubrificação. Para turbos com alta taxa de compressão do ar recomenda-se usar o Intercooler, que é um sistema que age entre o turbo e admissão resfriando esse ar comprimido quente. O ar esquenta exatamente devido a alta taxa de compressão, sendo assim, sistemas até com 0,5bar nao necessita Intercooler.
Compressor, Supercompressor, Blower ou Supercharger
Para Glauco a ideia do Turbo e do Compressor é a mesma: forçar a entrada de ar nos cilindros de um motor de combustão interna. Essa quantidade adicional de oxigênio que chega aos cilindros permite que o motor queime mais combustível, o que aumenta a eficiência volumétrica do motor e faz com que ele tenha mais potência.
Um Compressor é conectado ao virabrequim por uma correia (geralmente dentada) e duas polias, é instalado entre o sistema de alimentação e o coletor de admissão. De certa forma o Compressor “rouba” potencia do motor ao estar conectado a ela por uma correia , no entanto o bônus de potencia é bem maior que o utilizado para o funcionamento dele (No turbo também acontece esse “assalto” de potencia, como ele é instalado na exaustão ele limitada a saída dos gases diminuindo um pouco o rendimento do motor, mas da mesma forma é compensado pelo ganho).
No entanto o ganho de potencia no total é inferior ao turbo, principalmente pela dificuldade de elevar a pressão. Que é bem mais fácil no turbo.