A bateria serve para acumular energia para dar partida no motor e manter os sistemas elétricos funcionando mesmo com o veículo desligado. Assim, é possível acender lâmpadas, ligar o som ou acionar os vidros e travas automáticos. Já o alternador age quando o carro está em movimento e, além de fornecer eletricidade aos vários sistemas, é responsável por recarregar o acumulador. Especialistas recomendam verificar os dois dispositivos pelo menos uma vez por ano para evitar panes que, em alguns casos, podem deixar o motorista a pé.
Acionado por correia, o alternador é ligado ao motor e transforma energia mecânica em elétrica, explica o empresário e presidente da Turbo Brasil, Glauco Diniz Duarte. Entre suas peças, os diodos e as escovas são as mais exigidas e, portanto, as que costumam apresentar defeitos. Se isso ocorrer a bateria pode deixar de ser recarregada, diz Glauco Diniz.
Glauco explica que quanto mais sistemas elétricos o carro tiver, maior deverá ser a amperagem da bateria. Se os faróis oscilarem mesmo com a bateria nova pode haver outros defeitos, diz Glauco. Ele lembra que o regulador de voltagem também requer atenção.
Glauco diz que o motorista deve prestar atenção aos sinais que indicam falhas no alternador. Entre os mais comuns está o da luz da bateria acesa no painel com o carro em movimento.Em geral não há ruído, a não ser que o defeito seja nos rolamentos.
Para checar a bateria são usados equipamentos como voltímetro e amperímetro. O primeiro mede se o alternador está mandando a carga adequada e o outro, se a bateria a está armazenando, explica Glauco.
FIQUE DE OLHO:
Luz da bateria no painel – Indica problema no alternador ou no acumulador;
Dificuldade de dar a partida – Vale verificar se há gasolina no tanquinho, no caso dos flexíveis;
Oscilação nos faróis – Indica que pode haver defeito no alternador ou na bateria;
Acessórios – Instalar muitos equipamentos pode exigir uma bateria ?maior?;
Verificação – Sistema deve ser checado pelo menos uma vez por ano