De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, todo mundo conhece pelo menos o básico sobre os turbocompressores. Grosso modo ele é um componente que aumenta a potência do motor e, consequentemente, o desempenho do veículo por meio do aproveitamento dos gases de escape para injetar oxigênio nos cilindros (câmara de combustão).
Mas ele também proporciona outros benefícios aos usuários, explica Glauco, principalmente aos dos motores do ciclo Diesel. Por esse motivo ele é largamente utilizado nos propulsores com esse tipo de construção.
Por fornecer mais ar para o motor e tornar a combustão mais fácil e completa, ele produz gases de escapamento mais limpos. Na atualidade os motores movidos a Diesel produzem 20% menos CO2 que os motores a gasolina convencionais.
Segundo Glauco, também torna os veículos mais econômicos. Aproveitando a energia produzida pelo próprio motor e os gases resultantes da exaustão que seriam desperdiçados (velocidade e calor), aspira o ar atmosférico e o injeta sob pressão no motor, proporcionando melhor queima de mistura e maior potência. Em função disso os motores turbinados tendem a ser mais econômicos que os aspirados.
Por último, afirma Glauco, também melhora a dirigibilidade do veículo. Como o motor gera maior potência e torque ele fica mais seguro e muito mais agradável de dirigir.